Luta de pais e professores leva a acordo para a continuidade da creche da UFRGS

Foto em destaque: Pais e professores reunidos em frente ao MPT em Porto Alegre

Na tarde desta segunda-feira, 06 de março, pais e e professores da Creche Francesca Zacaro Faraco e da brinquedoteca da UFRGS, além de representantes da ASSUFRGS-Sindicato, realizaram vigília em frente ao Ministério Público do Trabalho onde ocorreu uma audiência entre o MPT e a administração da Universidade.

Após o movimento dos pais e professores se chegou a um acordo entre as instituições que terá garantido o período de no mínimo 1 ano e no máximo 3 anos e 11 meses para que a UFRGS se adeque e encontre uma solução para o fim da terceirização no ambiente da creche e da brinquedoteca.  O MPT determinou que a creche não poderia mais ter professores terceirizados, uma vez que a educação se trata de uma atividade-fim da UFRGS e não atividade-meio.

A grande preocupação da comunidade era de que sem os terceirizados, o atendimento ficaria comprometido, possibilitando o fechamento da creche ainda no mês de abril. A Creche Francesca Zacaro Faraco atende mais de 100 crianças, de 0 a 4 anos, e serve de laboratório para inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFRGS. 

Foto: Coordenadores da ASSUFRGS-Sindicato, João Cunha Ribeiro Neto (Geral) e Berna Menezes (Comunicação), também estiveram presentes na vigília em frente ao MPT. 

Foto: A coordenadora do setor jurídico da ASSUFRGS-Sindicato, Gabriela D'Andrea marcou presença com a filha pequena.