Acabou a greve da Educação, mas mobilização continua

Os trabalhadores em educação do Estado decidiram encerrar a greve, 35 dias após o início da paralisação. Na Assembléia Geral do Cpers/Sindicato, realizada na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre, a categoria deliberou pelo fim do movimento grevista e aprovou uma agenda de mobilização para o primeiro semestre, envolvendo participação no dia de paralisação em todo o Brasil (26/04) e nas atividades de 1° de Maio. Mais de 4 mil educadores de todo o Rio Grande do Sul se reuniram no Ginásio Gigantinho e mostraram novamente a força da categoria, que conquistou avanços durante a paralisação.

As manifestações destacaram que o governo Rigotto passou meses dizendo que apresentaria proposta só em maio, mas a pressão da categoria fez com que o índice de reajuste viesse ainda em março. Além dos 8,57%, divididos em cinco parcelas, os trabalhadores em educação conseguiram do governo o compromisso de publicar e implantar as promoções dos professores, desde 2001, e a dos funcionários, desde 1999. O governo também recuou na questão das demissões de trabalhadores grevistas. O acordo feito com o Comando de Greve do Cpers/Sindicato prevê a anulação das demissões e torna sem efeito as perdas de convocações por parte de educadores grevistas.

Antes da votação, diversos núcleos fizeram apresentações artísticas, com músicas, declamações e representações teatrais, criticando o governo Rigotto de forma bem-humorada. Ao final da assembléia, o Comando de Greve foi chamado ao centro do ginásio para segurar a bandeira do Cpers/Sindicato. Um a um, todos os núcleos também foram chamados para participar do encerramento da paralisação de forma festiva. Ao som do hino riograndense, era visível a emoção nos rostos dos educadores que participaram dos 35 dias de paralisação. A presidente do Cpers/Sindicato, Simone Goldschmidt, foi homenageada com flores. Segundo ela, a categoria mais uma vez mostrou sua força e sai vitoriosa do movimento.

Fonte: João dos Santos e Silva/Assessor de Imprensa do Cpers.