Servidores Estaduais fazem ato público contra o Pacto Pelo RS

Servidores públicos estaduais realizam ato público na sexta-feira, 4 de agosto, em Porto Alegre, para protestar contra o Pacto pelo Grande. Os trabalhadores irão repudiar a precarização dos serviços públicos e o congelamento de salários. A concentração será às 14h, no Centro Administrativo do Estado, seguido de caminhada até a praça da Matriz.

Professores e funcionáriosde escola também vão exigir da Procuradoria Geral do Estado (PGE) a revisão de parecer que prejudica a aposentadoria dos trabalhadores da categoria. Há um ano, o CPERS/Sindicato encaminhou pedido de revisão do parecer.

As propostas apresentadas pelo Pacto pelo rio Grande têm impactos negativos diretos nos investimentos futuros nas áreas sociais, principalmente nos serviços de educação, saúde e segurança. Especificamente para os servidores públicos, o projeto impede o reajuste dos baixos salários, mantendo a desigualdade e a disparidade existente entre os mais altos e os mais baixos vencimentos, além de impedir a realização de concursos públicos e promoções.
Além disso, o Pacto fere a Constituição ao estabelecer metas para quatro anos, quando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) só estabelece políticas para um ano.

Fonte: João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS