Universidades federais têm os melhores resultados de avaliação nacional

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005, divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que os cursos de instituições de ensino superior públicas tiveram maior proporção de conceitos altos em relação aos registrados pelas instituições privadas.

Cada instituição recebeu uma avaliação de uma escala entre um e cinco. A partir de quatro, o conceito é considerado alto.

Dentre as federais, 56,3% do total tiveram os conceitos altos, no caso das estaduais, esse percentual é de 40,6%. As instituições municipais de ensino superior concentraram o maior número de conceitos baixos com 37,5%, seguidas pelas organizações privadas de ensino superior, com 23,3% do total com notas entre um e dois.

Do total de cursos avaliados em 2005, a maior parte, 53% se enquadram no conceito considerado médio pelo MEC. Vinte por cento se enquadra no conceito médio e 27% nos mais altos. O exame é aplicado aos estudantes que estão ingressando e concluindo o ensino superior.

“Isso permite avaliar o valor agregado aos estudantes durante o curso. Não só as universidades públicas formam bons profissionais, mas do ponto de vista de agregar valor aos alunos que recebem o desempenho surpreendeu”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação de 20 áreas de conhecimento. O número de alunos corresponde a quase 53% dos estudantes universitários brasileiros.

Fonte: Yara Aquino (Agência Brasil)