Festa de Aniversário foi um sucesso

Mais de 100 pessoas compareceram à Festa de Aniversário da Assufrgs, na véspera do feriado de 20 de setembro, no restaurante Bento Grill. Além de nossa categoria, a comemoração também contou com as presenças do reitor, professor José Carlos Ferraz Hennemann, do vice-reitor, professor Pedro Cezar Dutra Fonseca, da pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Adélia Pinhal de Carlos, do secretário de relações institucionais e internacionais, Paulo Gilberto Fagundes Visentini, e outros integrantes da equipe da Reitoria. 

O coordenador geral da Assufrgs José Luís Rockenbach (Neco) lembrou a história da Assufrgs que já passou por diversas fases e teve vários nomes. “A nossa entidade já nasceu para defender os interesses da classe no momento em que se implementava a federalização da Universidade, em 1951. Os trabalhadores (técnicos e professores) buscavam a equiparação aos padrões federais. Ou seja, a Assufrgs surge como um instrumento de luta por isonomia”, recordou Neco.

Um pouco da história

Após a sua fundação, a Associação passou por um período mais assistencialista. Algumas décadas depois, ainda a luta por isonomia fez ressurgir o movimento dos servidores da Ufrgs. Desta vez para defender a equiparação entre as universidades federais autárquicas e as fundacionais. A partir da greve de 1984, a então Absurgs (Associação Beneficiente dos Servidores da Ufrgs) foi conquistada para uma postura combativa e de representação da classe. Iniciou aí uma nova fase da entidade.

Em 1991, a Assufrgs passou a ser uma seção sindical do Sintest/RS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RS).

Com certeza, podemos nos orgulhar do caminho trilhado. Nosso sindicato conta com cerca de 4,5 mil filiados, constituindo-se em um dos maiores e mais antigos dentre as Universidades Federais. Conquistamos nossa sede própria. Podemos desfrutar de uma colônia de férias em Garopaba e uma sede campestre em Porto Alegre. Além de nossa entidade ser respeitada e referência tanto na comunidade universitária da Ufrgs como no movimento sindical do país.

Nestes 55 anos, muita gente participou da construção desta história. A todos, parabéns! E que possamos, a cada ano, continuar plantando novas sementes da transformação.

Veja a Galeria de Fotos