Semana da Água 2006 acontece de 7 a 14 de outubro no Estado

A XIII Semana Interamericana e VI Semana Estadual da Água ocorrem de 7 a 14 de outubro de 2006, sob a coordenação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS), com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

A abertura oficial foi no sábado, dia 7 de outubro, às 14 horas, em São Francisco de Paula, no Espaço Mira-Serra de Estudos Ambientais (Av. Júlio de Castilhos, 340) com a realização do I Colóquio & Caminhada – Usos e Abusos da Água.

O tema da XIII Semana Interamericana e VI Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul – Água: O Desafio de Hoje – chamará a atenção para a responsabilidade de todos na gestão de recursos hídricos e no reconhecimento dos problemas provocados pelo uso indiscriminado e crescente desse recurso finito.

A finalidade da Semana Interamericana da Água é alertar a sociedade e governos sobre a importância da água como recurso finito. O ponto de partida para alcançar este objetivo é difundir informação sobre os recursos hídricos a fim de mostrar a trajetória de sua utilização pelo homem e os problemas originados a partir do uso indiscriminado deste recurso natural.

A participação de entidades públicas, privadas e não-governamentais tem aumentado anualmente, demonstrando o interesse da sociedade pelo tema. Na edição de 2006 estão mobilizadas em torno de 150 entidades e previstos aproximadamente mil eventos em todo o Estado. Entre os eventos programados acontecem palestras, seminários, trilhas ecológicas, mutirões de limpeza às margens de rios, exposições de fotografias, oficinas ambientais e procissões fluviais. As atividades da Semana também têm sido instrumento fundamental para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental dentro das instituições de ensino. A estimativa é de que mais de um milhão de pessoas, a cada ano, tenham sido atingidas direta e indiretamente pelas atividades da Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul.

A Semana tem o apoio de diversas entidades governamentais e não-governamentais de todo o Estado, entre elas: Departamento de Água e Esgoto (Dmae) da Prefeitura de Porto Alegre, Corsan, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual de Saúde, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Rotary International -Anchieta, Lions Clube Internacional – LD3, Emater-Ascar/RS, Programa Reciclar/Banrisul, Corag, Ong Mira-Serra, Comusa, Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.

Mais informações sobre a programação: www.abes-rs.org.br ou www.sema.rs.gov.br