Ano de 2007 deve ser o mais quente da história, afirma pesquisador britânico

O ano de 2007 deve ser o mais quente da história. É o que afirma o climatologista Phil Jones, diretor da Unidade de Pesquisa Climática de uma Universidade na Inglaterra.

O efeito estufa (que é causado pelo aumento do gás carbônico), juntamente com o fenômeno El Niño (que é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico), pode trazer seca para a Indonésia e alagar a Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o especialista, as altas temperaturas que serão comuns neste ano devem ser ponto de debates em todo o mundo para avaliar as conseqüências do efeito do aquecimento global sobre a humanidade. O excesso de gases que mantêm o calor do sol em nosso planeta causou no último século um aumento de 0,7ºC na temperatura global.

De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), os países mais industrializados que não assinaram o Protocolo de Quioto (que estabelece metas para liberação de gases poluentes na atmosfera) são responsáveis pelo aumento de mais de 10% de lançamento desses tipos de gases nos últimos 15 anos. Os Estados Unidos, que se recusou a assinar o Protocolo, é o que mais contribui com o aquecimento do planeta, sendo responsável por mais de 30% dos gases emitidos.

Carlos Walter Porto-Gonçalves, geógrafo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma que não basta somente discutir o aquecimento global e, sim as suas causas. Para ele, isso só será possível com uma política séria de conscientização da sociedade. 

Fonte: Danilo Augusto/Agência Notícias do Planalto