Fasubra divulga relatório preliminar do 3º Seminário Nacional da CIS

O 3º Seminário Nacional da CIS aconteceu nos dias 21 e 22 de março, em Brasília. Veja o relatório preliminar.

Abertura

Composição da Mesa: Léia, Luiz Antônio e João Paulo (Coordenação Geral FASUBRA); Loiva Chansis e Paulo Henrique (Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho FASUBRA); Josemar Clemente de Almeida (DN/SINASEFE) e Maria do Socorro (Nina) – Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas-MEC.

Participação de 147 inscritos e ainda alguns ouvintes.

Logo após as falas de saudação, abriu-se imediatamente para o painel: Informes da CNS EM RELAÇÃO ÀS DEMANDAS DA CARREIRA. A mesa foi composta pela Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho e membros da CNS/ FASUBRA/ SINASEFE/ MEC.

A Coordenadora da Comissão Nacional Maria do Socorro iniciou a fala trabalhando um resumo dos avanços da CNS e apontando as preocupações em relação algumas demandas que estão na pendência, exemplam a necessidade de retomada da reunião da CNS, que em função da transição do ministério ainda, não ocorreu, a retomada dos grupos de racionalização, avaliação de desempenho, Dimensionamento, GT-terceirização.

Após a fala de Nina, a bancada sindical da FASUBRA colocou um resumo das questões que avançamos em relação à capacitação ao aproveitamento dos cursos, a avaliação por mérito aos aposentados de forma automática, os resíduos. Mas, todos foram enfáticos de que há uma necessidade urgente de estabelecer uma agenda de reuniões sistemática para que possamos trabalhar, formular e atender as demandas que existem para a CNS como papel estratégico de acompanhamento e formulação das questões da carreira e política de gestão. Além, desse questionamento a bancada da FASUBRA colocou como problema a relação do Planejamento com as questões discutidas na CNS, que acabam sendo engessadas em função de que tudo que diz respeito a deliberação que envolve orçamento, precisam esperar a deliberação do planejamento.

O representante do SINASEFE, também pontuou as dificuldades em relação às reuniões esparsas e a mercê do calendário do governo, apontando para as agendas sistemáticas, ou seja, um calendário de reuniões. Colocaram também a preocupação em relação aos questionamentos feitos pela base da categoria ao MEC, onde os encaminhamentos dados pelo MEC, bancada governo não correspondem às discussões feitas no âmbito da Comissão, gerando confusão na categoria.

As discussões do debate serão encaminhadas no relatório final do seminário.

Em seguida tratamos do Painel: REALIDADE DA CIS, que tratou da seguinte metodologia de trabalho: A coordenação apresentou a metodologia de comparação com o seminário anterior (através do relatório que estava nas pastas) para verificar o que havia avançado e onde precisariam melhorar. Cada CIS apresentou um relato das dificuldades, como estão atuando, etc. Foi entregue um formulário – base para ajudar as CIS neste painel. Tendo em vista o debate que se estabeleceu a programação que tratava da Avaliação de desempenho, iniciou as 16h00min e o trabalho de grupo ficou para o outro dia, pela parte da manhã. O painel foi tratado em duas partes: I. Parte: Concepções de Avaliação: Um breve histórico e as Diretrizes Sob a concepção de Avaliação de Desempenho que queremos: Apresentação em Power Point (estará no relatório final na Página da FASUBRA), explanação feita por Loiva Chansis.

Após a apresentação da avaliação seguimos com a explanação sobre o Dimensionamento, painel desenvolvido por Marcelo Rosa, que tratou das seguintes questões: I parte: Pressupostos para o Dimensionamento de Pessoal, que será disponibilizado o teor do conteúdo no relatório final.
No dia 22 de março iniciamos os trabalhos com os grupos de avaliação de Desempenho e Dimensionamento parte II do trabalho do dia anterior. Entregamos a cada grupo o programa de avaliação de desempenho das Universidades Federais de Pelotas e da UFMG, que trabalharam seguindo um roteiro, que tinha como base as discussões anteriores no seminário que tratou da lei 11.091 e o decreto 5.825/06, que fixou as diretrizes para os planos de desenvolvimentos – PDIC.

Tivemos a participação da ANDIFES, no painel DIMENSIONAMENTO através de Ângela Maria, que falou da preocupação em relação ao tema, que as instituições estão com muita dificuldade em fazer este programa. Discutimos uma possibilidade de trabalhar uma oficina com ANDIFES, bancada sindical para construir este programa.

Posterior a fala de Ângela iniciamos as apresentações do trabalho de grupo que seguirá os relatos com os respectivos componentes do grupo no relatório final.

Ao término desta tarefa, Marcelo Rosa e GT-carreira, CNS, e a Coordenação fizeram o fechamento do conteúdo do seminário, destacando os pontos de dúvidas e orientações finais.

Tendo como ponto de partida ao relato dos grupos e os questionamentos apresentados foram destacados os seguintes pontos e encaminhamentos:
1. Elaboração de uma cartilha ON LINE
2. Alimentação de banco de dados com endereço das CIS e pasta de legislação
3. Seminários regionais, discutir na direção.
4. Trabalho articulado sindicatos e CIS.

Fonte: Informes da Fasubra