Servidores preparam recepção a parlamentares no aeroporto em Brasília nesta terça

Os preparativos para o dia 17 de abril, Dia Nacional de Luta dos Servidores Federais, vêm ganhando força. Em Brasília, a agenda de manifestações está sendo organizada pela Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais (CNESF). Atividades estão programadas em todos os Estados.

Na capital federal, a categoria prepara recepção aos parlamentares no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Uma “Carta aberta à sociedade” contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) que limita investimentos públicos será distribuída no local. Pela manhã, o Sindsep-DF e outras entidades sindicais da capital comandam uma marcha na Esplanada dos Ministérios. A concentração acontece no Espaço do Servidor a partir das 9h.

Às 13 horas, os servidores seguem para o Congresso Nacional onde se concentram para acompanhar, às 14h30, mais uma audiência pública que discute o PLP contido no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Para a audiência foram convidadas as principais centrais sindicais do País. Estarão presentes representantes da CUT, Força Sindical, Conlutas, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), entre outras.

Frente parlamentar em favor dos servidores

O Dia Nacional de Luta dos Servidores Federais reserva ainda o lançamento de uma frente parlamentar em defesa dos servidores públicos federais. A iniciativa é do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O objetivo é discutir e propor medidas para valorização de carreiras, a democratização, a transparência e a universalidade da prestação de serviços públicos.

A Frente também pretende rediscutir a Lei de Responsabilidade Fiscal e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), principalmente, no que diz respeito à proposta de limitar despesas com o funcionalismo público pelos próximos dez anos.

Durante o lançamento, um estatuto da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público será colocado em votação. Rollemberg defende que o serviço público é fundamental para um país se desenvolver com soberania. “A frente irá lutar pela correção das distorções salariais, pela estruturação do plano de carreira, por melhores condições de trabalho e por qualificação permanente. Enfim, uma agenda para melhorar a vida do servidor público”, observa o deputado em nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

Programação do Dia Nacional de Luta em Brasília

:: 7h às 10h
Recepção aos parlamentares no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek

:: 9h
Concentração Espaço do Servidor com marcha na Esplanada dos Ministérios

:: 10h
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público – Auditório Freitas Nobres (Anexo IV da Câmara dos Deputados)

:: 13h
Concentração dos servidores na comissão onde será realizada audiência pública sobre PLP 01

:: 14h30
Audiência pública com centrais sindicais para discutir PLP 01 – Câmara dos Deputados

Fonte: Site do Consef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal)