Para os políticos 28% de aumento. Para os servidores congelamento

Nesta quarta (9) os deputados aprovaram um aumento de 28% nos salários de deputados, ministros, presidente da República e vice-presidente. Enquanto isso, para os servidores o governo propõe congelamento de salários. Por essas e outras, a Plenária Nacional da Fasubra, realizada nos dias 4 e 5 de maio em Brasília, os 112 delegados representando 36 entidades dos Servidores Técnicos-administrativos em Educação das Universidades (TAE) decretaram estado de greve com indicativo de paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 28 de maio.

Em clima de grande unidade, os trabalhadores avaliaram não ser mais possível tolerar a falta de negociação efetiva de nossa pauta geral e específica por parte do governo federal. Da mesma forma, indicou-se o caminho da luta para barrar o PLP 01/2007, que congela os investimentos no serviço público por 10 anos. Além disso, aprovou-se a luta contra a proposta de transformar os Hospitais Universitários em Fundações de caráter privado.

Mesmo constatando o grau diferenciado de mobilização entre as universidades, foram reafirmados os eixos e a pauta de reivindicações do movimento. Foi lembrado que os TAE tem o menor piso salarial do Serviço Público Federal.

Os delegados da Assufrgs (Neco, Berna, Rose e Adair), presentes na plenária, sairam animados e convencidos de que o momento é de mobilização total. É hora de realizar reuniões nas Unidades, uma forte paralisação no dia 23 e uma assembléia massiva no dia 24 para deliberar sobre a greve. As decisões da plenária tiveram repercusão imediata, fazendo com que o governo, de forma oficial, adimitisse que se dispõe a negociar com os trabalhadores.

Veja o Calendário de Mobilização

7/5 – decretado estado de greve
7 a 22/5 – reuniões nas Unidades
9/5 – reunião do Cons. de Delegados e Comando de Mobilização
23/5 – Dia Nacional de Mobilização com paralisação dos TAE
24/5 – 14h – ASSEMBLÉIA GERAL para discussão do indicativo de greve, na Faculdade de Direito 
28/5 – indicativo de início da GREVE