Greve na Cultura completa 15 dias. Servidores vão a Brasília

A partir desta terça-feira (29), representantes do comando de greve da Cultura vão ao Congresso Nacional continuar o trabalho de pressão junto a parlamentares. Os servidores levarão um dossiê com o histórico de negociações feitas com o governo. A intenção é conquistar apoio para o cumprimento total de um acordo firmado com a categoria em 2005.

O objetivo da greve, que completa hoje 15 dias, é pressionar para implantação de um plano de carreira que ainda não saiu do papel. Após duas greves a categoria conseguiu que o governo criasse uma gratificação como antecipação deste plano. Dois anos depois, entretanto, o projeto não saiu do lugar. Diante do impasse, os servidores decidiram parar suas atividades. Com um movimento que atinge quase a totalidade do órgão, a greve não tem data para terminar. Na sexta, os servidores devem voltar ao Ministério do Planejamento, em Brasília, onde realizam ato simbólico com sal grosso. A intenção é “abrir os caminhos” para fechar acordo com o governo.

Marcada por atos e manifestações carregadas de bom humor a greve da cultura segue forte. Na semana passada, no Rio de Janeiro, servidores decidiram satirizar uma recente declaração do presidente Lula que disse que greve de servidores sem corte de ponto é férias. Dezenas de manifestantes fizeram uma grande piscina cenográfica no pátio do Palácio Gustavo Capanema, onde protagonizaram cenas típicas de férias com direito a vôlei, peteca, pesca, entre outras atividades.

Estão parados os funcionários do MinC, Iphan, Biblioteca Nacional, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fundação Palmares em 19 estados, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

No http://culturaemgreve.zip.net e http://soscultura.site.br.com é possível acompanhar o histórico do movimento. As informações são atualizadas pelos próprios representantes da categoria.

Fonte: Site do Condsef