Assembléia define atividades de greve da semana

Nesta segunda (11), na Faculdade de Educação, aconteceu a assembléia de greve da Assufrgs. A reunião contou com uma boa participação da categoria. Mais de trezentos servidores participaram.

A assembléia começou com relatos nacionais e locais. O coordenador da Assufrgs e diretor da Fasubra Chiquinho, passou os informes sobre a reunião do CNG com o Ministério do Planejamento, acontecida no dia 6 de junho. De acordo com o relato, o secretário do ministério começou a reunião reconhecendo a greve dos servidores das universidades. Os pontos da reunião foram os mesmos da reunião anterior, acontecida no dia 23 de maio.

Sobre a proposta de Fundações Estatais para os HUs, foi programada uma audiência com o Ministério da Saúde para discutir o tema. Em relação ao problema do VBC, foi colocado que existe um problema jurídico, pois uma grande parte já foi absorvido. Foi marcada uma reunião para o próximo dia 15 (sexta-feira) onde serão apresentados alguns elementos sobre a Carreira e, particularmente, o VBC. A questão do vale-alimentação também será discutida nessa mesma reunião do dia 15. Sobre o auxílio-saúde existe a possibilidade de avanços na discussão. Em relação ao PLP 01/07, o governo reafirmou a posição já apresentada na reunião anterior. O Projeto já está no Congresso Nacional e os servidores devem fazer essa discussão com os parlamentares.

Após os relatos nacionais, foram dados os informes sobre a greve na UFRGS. A avaliação do Comando Local de Greve é de que a greve tem condições de crescer mais ainda na universidade. Até o momento, o movimento tem tido uma boa visibilidade na imprensa local e o Comando já viabilizou a confecção e distribuição de adesivos e bonés relativos à greve. O CLG também solicitou um reforço no barracão montado na entrada do Campus do Vale. Sobre o acampamento no Campus Centro, ficou combinada uma reunião do CLG na ESEF para discutir a forma de viabilizar o acampamento.

Também foram dados relatos sobre o Plano de Avaliação de Desempenho. Foi informado que após a AG seria realizada uma reunião com Pro-reitora de RH da UFRGS para elaboração de um Plano Conjunto com a Assufrgs.

O Comando Local de Greve também deu o informe sobre a chamada extra para a mensalidade da Assufrgs. Ficou decidido que essa discussão será feita na próxima assembléia.


Após os relatos passou-se para as avaliações da greve. Várias pessoas se inscreveram. Ao final das avaliações passou-se aos encaminhamentos, que foram aprovados pela assembléia.


– O acampamento do Centro será discutido na próxima reunião do CLG, na quarta-feira (13).


– Na quinta-feira (14), será realizada uma atividade no barracão do Campus do Vale.


– Foi aprovado o envio de um ônibus para Santa Maria, com saída às 8 horas da quinta-feira (14).


– Os servidores participarão no CONSUN de sexta-feira (15), onde farão a proposta de uma moção de apoio à greve e a defesa do projeto de cotas para UFRGS.


– Foi definida uma reunião do CLG na próxima segunda-feira (18), às 9 horas.


– A próxima Assembléia de Greve acontecerá na segunda-feira (18), às 14 horas, no Campus do Vale, tendo como um dos pontos de pauta, a discussão da chamada extra para o Fundo de Greve.


– Foi decidido também que os servidores assinarão um ponto paralelo nas atividades de greve da UFRGS.