Administração cancela Seminário de avaliação de desempenho de segunda-feira, dia 18

O seminário de avaliação de desempenho previsto para segunda-feira, dia 18 de junho, na Escola de Enfermagem, foi cancelado.

A Assufrgs reivindicou à Administração Central, em reunião com a PRORH, a dilatação do prazo em um mês, para construção do debate e consenso possíveis, antes do envio do Programa ao CONSUN para aprovação. A dilatação do prazo foi aceita pela Reitoria, com a continuidade dos trabalhos da Comissão Institucional.

No seminário institucional do último dia 12, proposto como atividade de greve pelo Comando Local, também a CIS discordou da proposta e apresentou contribuição de modificação da metodologia e instrumentos de avaliação.

Aceita a dilatação do prazo, o Comando de Greve decidiu instituir grupo de trabalho para sistematizar a proposição do movimento a ser trabalhada junto à categoria e na Comissão institucional em busca de um consenso quanto ao Programa de Avaliação a ser implantado na UFRGS.

Proposta da categoria

A Assufrgs realizou seminários sobre avaliação de desempenho para definir sua proposta de Programa de Avaliação de Desempenho da UFRGS. No primeiro seminário debateu-se a concepção de desenvolvimento na carreira e de avaliação, como instrumento de democratização das relações de trabalho, com a inclusão dos técnico-administrativos no planejamento estratégico da Instituição.

Aprofundamos a visão de que a avaliação garantida em nosso Plano de Carreira deve estar integrada ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI- e avaliação institucional. Deve ter caráter pedagógico, respeitar a natureza coletiva do trabalho, ser participativa e atender às expectativas de nossos usuários. A avaliação de desempenho prevista tem de pautar-se na avaliação institucional integrada: das ações da Instituição, da Equipe de Trabalho, do servidor e das condições de trabalho, a partir de metas pactuadas.

Na UFRGS foi instituida uma comissão, com representação da Administração Central, da Assufrgs e da CIS para elaborar uma proposta de Programa de Avaliação de Desempenho (PAD). A Administração apresentou uma proposta básica inicial à Comissão, que acabou sendo mantida na sua essência. Foi dado um prazo para que as Unidades apresentassem sugestões de modificação e aperfeiçoamento da mesma.

Já em greve, nossa categoria realizou um seminário para analisar a proposta e concluiu que:

1) É necessário maior prazo para debate e apresentação de alterações;

2) A inexistência de PDI na UFRGS dificulta a implementação da proposta;

3) Há discordância quanto à metodologia e instrumentos de avaliação, pelo entendimento de que contradizem princípios, diretrizes e conceitos presentes na legislação e na própria proposta;

4) É necessário debatermos mais temas, entre outros, como avaliação do servidor pela chefia e auto-avaliação, avaliação da equipe de trabalho, utilização de fatores a serem avaliados através de pontuação; estrutura e processo de avaliação, instrumentos.