Assufrgs promove Curso sobre a História das Lutas do Trabalhadores

Nessa quarta-feira (11) a Assufrgs estará promovendo o Curso de Formação sobre a história das lutas dos trabalhadores. Nesse mesmo dia haverá o lançamento do livro "Histórias das Lutas dos Trabalhadores" de Vito Giannotti.

O Curso acontecerá às 14 horas, no Anfiteatro 400 – 4º andar da Escola de Engenharia Civil da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 99).

O livro “Histórias das Lutas dos Trabalhadores no Brasil” (Editora Mauad, 2007) de Vito Giannotti tem como objetivo recuperar a história muitas vezes esquecida dos trabalhadores. No livro, Vito relata sua grande paixão pela classe trabalhadora e oferece uma visão panorâmica da história da classe operária brasileira. “Há muitos belíssimos livros sobre aspectos desta luta, mas poucos deles chegam às mãos dos trabalhadores”, relata Vito, que levou cerca de dez anos para escrever esta obra e acredita que “para transformar a sociedade, os trabalhadores precisam conhecer sua própria história”.

Vito Giannotti chegou a São Paulo, vindo da Itália, em 1964, aos 21 anos. Ex-estudante de sociologia, largou o curso para trabalhar como metalúrgico. Atuou intensamente no movimento sindical e, junto com um grupo de jornalistas e professores, criou o NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação –, que ministra cursos e oficinas voltados à classe trabalhadora, jornalistas e dirigentes sindicais sobre a comunicação sindical e popular. Em 1983, ajudou a fundar a CUT – Central Única dos Trabalhadores. É autor de mais de 20 livros, dentre eles “Muralhas da Linguagem” (Editora Mauad, 2004) e “O que é jornalismo Sindical” (Editora Brasiliense, 1998).