Assembléia rejeita projeto que cria Fundações. Universidades gaúchas fazem ato nesta sexta

A assembléia geral de greve, realizada nesta terça (17), foi marcada pela rejeição ao projeto do governo Lula que autoriza a criação de Fundações de Direito Privado para executar funções do Estado.

Em frente ao barracão da greve no Campus Centro, os trabalhadores da UFRGS rejeitaram em peso o projeto do governo Lula. A assembléia começou com um pronunciamento do representante da CUT/RS, Danilo Caçapava, explicitando a posição da Central contrária a proposta do governo. Logo após, os coordenadores da Assufrgs, Neco e Bernadete, explicaram o que significava o projeto e chamaram a categoria a se mobilizar contra mais esse ataque ao serviço público.

O ponto de pauta seguinte foi a definição do calendário de mobilização da greve. A direção da assembléia lembrou da importância da mobilização durante essa semana decisiva de negociações com o governo. Foi apresentada uma proposta elaborada pelo Comando Local de Greve, que terá como ponto alto um Ato no Campus Saúde, na quinta-feira (19), e o Ato Unificado dos servidores das universidades na sexta-feira, data da próxima reunião de negociação em Brasília.


Após a aprovação do calendário passou-se aos informes sobre o andamento da discussão do Programa de Avaliação de Desempenho. Tônia Duarte, representante da Assufrgs na comissão que discute o Programa, deu os informes e propôs que as Unidades promovam discussões sobre o Projeto. Essa discussão deve envolver todos os servidores, chefias e assessores.


Por último, a coordenação da Assufrgs passou os informes da caravana a Brasília. Por sugestão do Comando Nacional de Greve, as caravanas devem ocupar Brasília na próxima semana. O Comando Local de Greve informou que a Assufrgs já garantiu um ônibus para levar os grevistas para Brasília. Também foi informado que a coordenação está tentando viabilizar mais verba, através de contribuições de outros sindicatos e da CUT, para levar mais um ônibus. Após a assembléia o Comando local de Greve recebeu as inscrições dos interessados em participar da caravana.