Assembléia rejeita proposta do governo. Nova vigília na Reitoria nesta terça

A greve continua! Com o Auditório da Faculdade de Direito lotado, a Assembléia Geral desta segunda-feira rejeitou a proposta de tabela apresentada pelo governo federal na quinta, dia 16. Nesta terça-feira tem nova reunião em Brasília e vigília na Reitoria.

Os servidores em greve da Ufrgs acataram o encaminhamento do CNG-Fasubra e rejeitaram a proposta de tabela apresentada pelo Ministério do Planejamento.

Além disso, a Assembléia Geral aprovou que o CNG sustente na mesa de negociação a implementação da tabela apresentada pela Fasubra, com o impacto financeiro nos meses de janeiro de 2008/2009/2010 e não em julho, como o governo propõe. Também aprovou que os recursos utilizados para o pagamento do abono pecuniário não sejam contabilizados como recursos novos na evolução da tabela.

Segundo a avaliação do CNG-Fasubra, o governo propõe, para evolução do piso, um novo tipo de VBC (vez que o mesmo vai sendo absorvido), para alguns níveis de padrões da Classe A (6 primeiros padrões do nível I; 5 primeiros, do nível II; 4 primeiros, do nível III e 3 primeiros, do nível IV) e da Classe B (o padrão 1 do nível I). Esta complementação atinge a Classe A, até o ano de 2010, e a Classe B, apenas no ano de 2008.

O CNG/Fasubra entende que este complemento de pisos, para alguns Níveis de Padrões, é uma proposta que não deve ser acatada pela categoria, pois estaríamos conseguindo, de forma falsa, o piso de R$ 988,00. Com isso, reproduziríamos, novamente, uma distorção que, hoje, estamos lutando para superar -que é o congelamento salarial para parcela da categoria-, independentemente de seu número e, ainda novamente, reproduzindo uma situação de discriminação por dentro da Tabela.

Para pressionar o governo a disponibilizar mais recursos, o CNG indicou a intensificação das ações essa semana, com a ocupação das Reitorias nesta terça-feira durante todo o dia.