Domingo acontece a 1ª Marcha Lésbica de Porto Alegre

Em 29 de agosto é comemorado em todo o Brasil o Dia da Visibilidade Lésbica. Essa data marca a organização do movimento de mulheres lésbicas nacionalmente, com a realização do I SENALE (Seminário Nacional de Lésbicas, realizado em 1995, no Rio de Janeiro), quando se reuniram mais de 100 lésbicas de vários estados brasileiros, para debater, pensar, falar sobre as questões políticas e traçar estratégias para o movimento.

Por que um Dia da Visibilidade Lésbica?

Porque em uma sociedade que tem por norma a heterossexualidade como a brasileira, se não mencionamos as lésbicas, e não mostramos que elas existem, elas são ignoradas. Ignoradas nas políticas públicas, ignoradas quanto seus direitos e a sua cidadania, e constantemente vítimas da violência lesbofóbica comum em nosso país. As mulheres que amam mulheres exigem hoje serem tratadas com dignidade! Esse é um dia de luta, um dia para afirmar a rebeldia lésbica em uma sociedade que não as contempla, de demonstrar a coragem e a força que temos para a construção de um mundo mais justo, mais igual e mais humano.

Programação em Porto Alegre:

30 de agosto
Cine Debate
– Filme Desejos Proibidos, descentralizado: Vila Pinto, na Sala de Cinema, às 19h30min; Vila Cruzeiro, na ONG Maria Mulher, às 16h; Centro – na Fecosul, às 19h.

31 de agosto
Happy Hour – no Bar Porto Beer (República quase João Pessoa), a partir das 20h.

1º de Setembro
Torneio de Futebol – no Ginásio da BM (Ipiranga com Silva Só), das 13h às 20h; inscrições de 23 até 30 de Agosto no COMDIM (Galeria Malcon, 6º andar, Centro) pela manhã com Roselaine e à tarde com Maria Odete.

2 de Setembro
Feira de Economia Popular Solidária – Em torno dos Arcos da Redenção, com início às 10h; Oficina de Teatro Fórum – Mulher em Jogo, na frente dos Arcos da Redenção, das 12h às 14h.

Concentração para a I Marcha Lésbica de Porto Alegre – Arcos da Redenção, às 16h.

1ª MARCHA LÉSBICA DE PORTO ALEGRE – início às 16h30min

Realização: Liga Brasileira de Lésbicas