Congresso de Negras e Negros do Brasil acontece em São Paulo de 11 a 14 de outubro

São Paulo recebe entre os dias 11 a 14 de outubro, a primeira Assembléia Nacional do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil – o Conneb – promovido pelo Movimento Negro Brasileiro.

A abertura será no dia 11 de outubro (quinta-feira), às 19 horas, durante Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”.

Nos dias 12, 13 e 14, a partir das 9 horas, será dado prosseguimento ao evento na Universidade Zumbi dos Palmares – situada na Rua Padre Luis Alves de Siqueira, 640 Barra Funda.

Delegados, convidados e observadores de todo o Brasil estarão reunidos em conferência, mesas de debates, atividades em grupos e plenárias para decidir os rumos de um projeto político para promoção social de negros e negras na sociedade brasileira.

Os temas priorizados para esta primeira Assembléia Nacional serão: Análise da Conjuntura Nacional e Internacional; Territorialidade, Resistência e valores civilizatórios de Matriz Africana e A Luta das Mulheres Negras.

Contaremos com homens e mulheres de experiência histórica na luta do movimento negro brasileiro, lideranças, intelectuais e juventude negra discutindo a realidade da população negra junto aos temas. Nos grupos discutiremos a realidade brasileira do ponto de vista da nação, do Estado e da economia para refletir os desafios para a construção de um projeto político da população negra para o Brasil.

Há tendência dos posicionamentos políticos enfocarem alguns desafios: 

– Como diminuir as desigualdades entre negros e brancos? 
– Como garantir isonomia salarial entre negros e brancos, homens e mulheres, levando em conta que as mulheres negras são as maiores prejudicadas pela desigualdade salarial? 
– Como implementar políticas de ações afirmativas no trabalho, educação, instancia de poder e na segurança publica, setores que mais discriminam a população negra? 
– Como viabilizar a aprovação da Lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial, visto que a maioria da população brasileira é favorável a essa medida? 
– Como promover inserção da juventude negra no mercado de trabalho e acabar com a violência genocída que dizima a juventude negra? 
– Como implementar direitos constitucionais como a manutenção do decreto lei que regulamenta a titulação de terras para quilombolas urbanos e rurais?
– Como manter caráter laico do Estado brasileiro a fim proteger com igualdade toda manifestação da religiosidade no Brasil e, principalmente, salvaguardar a religião de matriz africana contra a intolerância veiculada na grande mídia? 
– Como fortalecer a democracia brasileira respeitando o protagonismo das organizações que apresentam importantes agendas para o Congresso Nacional, para o Ministério da Educação, para as Universidades, para os Partidos Políticos, Centrais Sindicais através de mobilização popular fortalecer a consciência negra e a luta para acabar com o racismo e todas as formas de discriminação?

Maiores Informes: Secretaria Operativa de São Paulo – CONNEB Tel: (11) 3337 3187