Assembléia de Sócios elege comissão eleitoral e define data da eleição

A Assembléia de Sócios, na tarde desta quarta-feira, dia 17, na Sala 101 da Faced, definiu a comissão eleitoral e a data da eleição para a nova Coordenação da Assufrgs. A eleição será no dia 5 de dezembro, com a possibilidade de acontecer em mais um dia. A comissão ficou composta pelos colegas Ângela, Ceroni, Laura, Raquel, Marcelo e Carla, mas deverá ser complementada na reunião do Conselho de Delegados na quarta-feira, dia 24, às 14h, no Auditório da Assufrgs.

Logo após, iniciou a Assembléia Geral com informes da Progressão funcional, horas extras, Plano de Saúde e Reuni (ver notícias no Boletim da Assufrgs). Sobre a assistencia à saúde foi salientada a importância da participação de todos os servidores na votação eletrônica que ocorre até sexta-feira, dia 19. Também foi informado que o MEC enviou uma Nota Técnica às Reitorias com orientações sobre o pagamento dos R$ 42,00. Nesta sexta-feira, dia 19, às 10h, a Coordenação da Assufrgs irá se reunir com a pró-reitora de Recursos Humanos para pedir esclarecimentos sobre a nota.

Sobre o Reuni, a Coordenação da Assufrgs definiu em sua reunião que é a favor da expansão da universidade pública, mas com qualidade, sem a abertura de cursinhos de fundo de quintal só para receber a verba. O encaminhamento da Administração foi criticado. A Reitoria enviou o projeto para as Unidades analisar, mas não aconteceu um debate com a comunidade universitária.

A Assufrgs vai chamar as entidades, DCE, Adufrgs, Andes, para fazer o debate. O diretor do DCE Rodolfo esteve na Assembléia para relatar a manifestação organizada pelos estudantes para barrar o projeto na última reunião do Consun. A representante da bancada estudantil pediu vistas ao projeto que voltará ao Conselho no dia 26 de outubro. Rodolfo também salientou a concretização de uma grande luta do movimento estudantil neste ano. Nesta quinta-feira, dia 18, foi aberta a licitação para a construção do RU da Esef. Segundo ele, a unidade com os servidores, durante a greve, foi fundamental para esta vitória. Assim como, será importante para continuar a luta em defesa da Universidade Pública.

Marchas a Brasília

Por fim, a Assembléia analisou a proposta do envio de um ônibus a Brasília para a Marcha em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra a reforma da Previdência, no dia 24 de outubro, organizada pelas centrais Intersindical e Conlutas, junto com organizações de trabalhadores e dos movimentos sociais e populares de todo o país. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Assufrgs.

Após um debate acalorado, a Assembléia aprovou a participação da Assufrgs em todas as marchas e movimentos que defendam os trabalhadores e seus direitos em busca da Unidade. Com isso, já ficou definido o envio de colegas para a Marcha a Brasília convocada pela CUT no dia 5 de dezembro.