CONSUN aprova adesão ao Reuni. Estudantes protestam

Com 57 votos a favor e três contra, os membros do Conselho Universitário da UFRGS aprovaram, no final da manhã de hoje, dia 29, a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A Assufrgs defendeu um maior tempo para o debate. O DCE se posicionou contra a aprovação e realizou uma vigília na entrada da Reitoria com dezenas de estudantes. A reunião do Conselho foi fechada, com forte aparato da Polícia Federal na porta.

A Coordenação da Assufrgs definiu em sua reunião que é a favor da expansão da universidade pública, mas com qualidade, sem a abertura de cursinhos de fundo de quintal só para receber a verba. O encaminhamento da Administração foi criticado. A Reitoria enviou o projeto para as Unidades analisar, mas não aconteceu um debate com a comunidade universitária.

A proposta da Universidade prevê a ampliação de mais 1.456 vagas, a possibilidade de criação de novos cursos de graduação, cursos tecnológicos, renovação pedagógica, redução da evasão, expansão da pós-graduação e maior compromisso social, com o crescimento das ações dos projetos sociais. O reitor José Carlos Hennemann destacou que a proposta aprovada hoje pelo Consun reflete o pensamento da Universidade e que está aberto a novas proposições.

Veja o Especial sobre o Reuni em nosso site

Clique aqui e veja as fotos. Crédito: Cadinho Andrade.