Mariana de Moraes canta músicas de Vinícius no Projeto Unimúsica nesta quinta-feira, dia 1

O Unimúsica, que neste ano faz um resgate da tradição poética da canção brasileira através do tema as palavras das canções , terá mais uma apresentação na quinta-feira, dia 1º de novembro. Mariana de Moraes cantará músicas de Vinícius de Moraes, seu avô e um dos maiores nomes da música popular brasileira. Criada no meio musical, a atriz e cantora conviveu desde pequena com artistas como Gal Costa e Caetano Veloso, tendo participado, durante sua carreira, de espetáculos ao lado de nomes como Maria Bethânia, Luiz Melodia, João Donato e Carlos Lyra. De sua parceria com Elton Medeiros e Zé Renato surgiu seu primeiro disco, A alegria continua , eleito o melhor de 1998 pelo jornal carioca O Globo. Teve participação nos discos Choro Bandido , de Francis Hime, Samba pra Crianças , trilha do filme Vinicius, Brazilian Lounge e Nossa Bossa, produzido por Celso Fonseca, entre outros.

No show de quinta-feira, Mariana apresentará os sucessos de seu trabalho mais recente, Se é Pecado Sambar, o primeiro disco solo no Brasil, além de composições da Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Dolores Duran, João Donato e, principalmente, do “poetinha” Vinicius de Moraes. Entre diversos sucessos antológicos, Vinicius deixou clássicos como Tarde em Itapuã , Testamento , Garota de Ipanema , A Tonga da Mironga do Kabulete , Chega de Saudade e Pela Luz dos Olhos Teus . Poeta essencialmente lírico, Vinicius ganhou notoriedade com seus sonetos, forma poética que se tornou quase o sinônimo de seu nome. Conhecido pela boemia, sua obra é vasta e passa, também, pela literatura, pelo teatro e pelo cinema. No campo musical, o “poetinha” teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

Na tarde desta quarta, 31 de outubro, às 17h30min, Mariana de Moraes e o violonista Edson Alves serão entrevistados pelo músico e jornalista Arthur de Faria no Auditório da Rádio da Universidade (Av. Sarmento Leite, 426). Entre uma canção e outra, os artistas farão reflexões sobre a música popular brasileira, projetos pessoais e carreira em programa transmitido ao vivo pela Rádio (AM 1080), às 18 horas. Os interessados em participar desta atividade devem inscrever-se antecipadamente no Museu (Av. Osvaldo Aranha, 277), pois as vagas são limitadas.