Direitos Humanos discute ocupação de faculdades pela Polícia Militar

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza na quinta-feira (6) audiência pública para discutir a ocupação em agosto e em setembro da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (Faculdade de Direito da USP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), no ABC Paulista, pela tropa de choque da Polícia Militar de São Paulo. No caso da USP, estudantes que protestavam em defesa da educação pública e ocuparam o prédio da faculdade de Direito foram retirados pela polícia em 21 de agosto.

Já em Santo André, cerca de 300 universitários que participavam, na faculdade, de protesto contra o reajuste da mensalidade e exigiam melhorias no ensino foram retirados à força pela tropa de choque da PM em 13 de setembro. Houve tumulto e confronto.

A reunião foi sugerida pelos deputados Luiz Couto (PT-PB), Pedro Wilson (PT-GO), Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ), Reginaldo Lopes (PT-MG), Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Janete Capiberibe (PSB-AP). Eles argumentam que a última vez que a tropa de choque da PM esteve na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco foi em 1968 e que a recente ocorrência é perigosa para o processo democrático.

Convidados

Foram convidados para a audiência:
– o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão;
– o diretor da Faculdade de Direito da USP, João Grandino Rodas;
– o representante da rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários Educafro Douglas Belchior;
– a coordenadora de Justiça da organização não-governamental Conectas Direitos Humanos, Eloísa Machado;
– o diretor do Centro Acadêmico XI de Agosto (órgão dos estudantes de Direito da USP), Walter de Andrade.

A reunião será realizada às 9h30, no plenário 9.

Fonte: Agência Câmara