Após 23 dias, bispo encerra greve de fome contra transposição

Após 23 dias, o bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, encerrou nesta quarta-feira (19), a greve de fome contra as obras de transposição do Rio São Francisco. A decisão foi do médico Klaus Finkan, em acordo com os familiares do religioso e com autorização do próprio Cappio. "Ele está semiconsciente, com o estado geral comprometido e será internado por determinação minha para evitar possíveis danos permanentes", afirmou o médico. 

Cappio encerrou sua greve de fome nesta quarta "muito abalado", segundo sua assessoria, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar as obras, Cappio desmaiou na tarde desta quarta enquanto discutia uma nota para repercutir o julgamento. "É um desalento muito grande", disse o bispo antes de desmaiar, de acordo com o coordenador da Pastoral da Terra, Rubens Siqueira.

Entrando no 23º dia em greve de fome, Dom Cappio, que tem 61 anos, emagreceu mais meio quilo e pesa agora 63,5 quilos. Desde o início do jejum, ele emagreceu 9 quilos. No boletim médico divulgado mais cedo, pelo frade franciscano e clínico geral Klaus Finkam, Dom Cappio havia se queixado de dores em todo o corpo, no início da noite da última terça, mas conseguiu dormir.

Em duas decisões nesta quarta-feira (19) o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar imediatamente a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco. As decisões foram dadas em caráter liminar e o mérito da reclamação ainda precisa ser julgado pelo STF, ainda sem data para ocorrer.

Na primeira, o ministro Carlos Alberto Direito atendeu a uma reclamação da Advocacia-Geral da União que contestava a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, na semana passada, que alegava que o governo não teria cumprido todos os requisitos legais para dar continuidade à obra.

Na segunda, por seis votos a três o STF negou o pedido do Ministério Público para paralisar a obra de transposição do Rio São Francisco, em caráter liminar. Assim como a primeira decisão, o julgamento vale até que o STF aprecie o mérito da ação civil, em data ainda não definida. Prevaleceu no julgamento a tese de que o governo está tomando todos os cuidados e cumpriu todos os pré-requisitos necessários para a liberação da obra.

Na noite de terça, o bispo enviou ao presidente Lula, em Brasília, uma contraproposta para interromper sua greve de fome. A primeira de oito exigências listadas no documento é a suspensão das obras de transposição do Rio São Francisco, com a retirada das tropas do Exército.

Negociações

O governo já sinalizava para uma paralisação das obras por dois meses ao bispo para a greve se encerrasse e fosse retomado um diálogo mais aberto. Além disso, o governo indicou que faria obras para garantir a revitalização do rio e a construção de um milhão de cisternas no semi-árido. Já foram construídas mais de duzentas mil.

Contudo, o bispo não abria mão de manter sua greve de fome até o início desta quarta (19). O movimento em apoio e solidariedade a greve de fome de Cappio contou com a atriz Letícia Sabatella e também de inúmeros parlamentares no Congresso Nacional.

Esta foi a segunda greve de fome de Dom Cappio. Em 2005, o bispo ficou 11 dias em jejum também em protesto contra a transposição. O Vaticano e a Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) se pronuciaram na última quinta pelo fim do protesto.

Veja abaixo as 8 reivindicações do bispo:

1. Manter a suspensão das obras, com retirada imediata do Exército
2. Adução de 9 m³ por segundo de água para áreas de PE e PB
3. Realização de obras previstas pela ANA
4. Apoio a projetos de armazenamento de água para consumo
5. Revitalização da Bacia do Rio São Francisco
6. Revitalização dos Rios Jaguaribe, Piranhas-Açu e Parnaíba
7. Apoio técnico na elaboração do Pacto das Águas
8. Plano de Desenvolvimento Sustentável para o semi-árido

Fonte: www.vermelho.org.br