Assufrgs, Adufrgs e DCE planejam ações conjuntas para este ano

Nesta quarta-feira, dia 9, representantes da ASSUFRGS, ADUFRGS e DCE se reuniram para debater ações conjuntas para este ano. Na pauta do encontro foram debatidos temas como a Recepção aos calouros; Encontro das 3 categorias; Ciclo de debates: "O Pensamento não tem Fronteiras"; Aula Magna; Saúde.

Pela Coordenação da ASSUFRGS participaram Berna e Silvio; pela ADUFRGS, Maria Luiza, e pelo DCE, os estudantes Giovani, Paula, João Moacir, Betânia, Sergio.

A próxima reunião será no dia 23 de janeiro, às 10h, na sede da ADUFRGS.

Veja os encaminhamentos:

1. A ASSUFRGS informou que distribuiu nota aos vestibulandos sobre a tentativa do governo de não querer cumprir acordo de greve do ano passado. Também solicitou presença e apoio da bancada estudantil na reunião do CONSUN do dia 15 próximo, onde a coordenação da ASSUFRGS e também da ADUFRGS apresentarão notas a serem encaminhadas pela UFRGS ao MEC e Planejamento pelo cumprimento do Acordo.

2. Construir Nota de Recepção aos calouros. Propostas de textos serão enviadas por e-mails, sujeitas a alterações. Sobre a proposta da ADUFRGS de formação de uma Comissão de Acompanhamento da política de cotas, a ADUFRGS ficou de se informar sobre a Comissão Institucional, já conformada com este objetivo. Propor a criação de uma Ouvidoria para esta Comissão.

3. Sobre o Encontro das 3 categorias, as Entidades devem se posicionar sobre:
– Se tem acordo ou não da efetivação do Encontro/Congresso;
– Se será Encontro ou Congresso. A ASSUFRGS já se posicionou favorável a Encontro;
– Qual(is) eixo(s). A ASSUFRGS propõem Democracia, Paridade e PDI.
– Proposta de data, pauta, formato, etc.

4. Aula Magna – apresentada pelo DCE
Aproveitar este momento institucional ou propor um outro em que as 03 entidades possam estar apresentando suas visões do momento atual da discussão das universidades públicas e do papel de cada entidade na defesa das Universidades Públicas. A definir em uma próxima reunião.

5. Saúde:
1. Portaria: Se socializou informações sobre Portaria dos Planos de Saúde. Se avaliou que a segunda versão é pior do que a primeira e privilegia os Planos de saúde, ao retirar exigências de atendimento. Que não abriu a possibilidade de duas opções.

2. A ASSUFRGS informou que Sérgio Carneiro, em Plenária da FASUBRA, em dezembro, informou que têm sido repassados recursos pelo governo para as universidades. Que o mesmo solicitou a fiscalização por parte das entidades para acompanhar a aplicação destes recursos. Deliberou-se pedir informações sobre os recursos na próxima reunião do CONSUN, dia 15/01. Seguir o debate sobre saúde na UFRGS em reuniões posteriores.