Ministro da Educação diz a reitores que governo manterá compromissos

O reitor José Carlos Hennemann participou na quinta-feira, dia 10, da reunião entre a diretoria da Andifes, o Ministro da Educação Fernando Haddad e com o secretário da SESu, Ronaldo Mota. Também estiveram presentes os reitores Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), Edward Brasil (UFG), Josué dos Passos Subrinho (UFS), Ícaro Moreira (UFC), Ana Dayse Dórea (UFAL), Malvina Tuttman (UNIRIO) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

O reitor Arquimedes afirmou ao ministro que os recursos orçamentários definidos na proposta orçamentária para 2008, bem como os compromissos do governo com os reajustes salariais de docentes e de técnicos, com os programas de expansão e com o Plano Nacional de Assistência Estudantil são imprescindíveis para o funcionamento de cada IFES. O ministro afirmou que todos esses compromissos estão entre as prioridades do MEC e as perspectivas são de plena manutenção.

Os reitores também solicitaram ao MEC apoio para resolver o problema das procuradorias jurídicas das IFES que estão sendo desmontadas. Haddad se comprometeu a marcar audiência nos próximos dias com o advogado geral da União para tratar do assunto.

Em relação à rede de integração e permuta de conteúdos multimídia (RedeIfes), o ministro renovou o compromisso de destinar às IFES uma das quatro subfreqüências que comporão a banda a qual o MEC terá direito na TV digital brasileira. Tal decisão permitirá o acesso de todas as IFES a um canal aberto da TV digital.

A Andifes reiterou a importância da reunião anual de trabalho dos reitores com o Presidente da República, ocasião em que a entidade pretende discutir prioritariamente a autonomia das universidades federais.

Uma nova audiência com o MEC está prevista para o final do mês. Na oportunidade será discutida uma agenda política prioritária do MEC e da Andifes para 2008.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Andifes