Planos de saúde serão obrigados a ampliar serviço

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (10) a Resolução Normativa 167, que amplia as coberturas para os beneficiários de planos de saúde. Entre os novos procedimentos incluídos estão algumas novas tecnologias, como o Yag Laser, para cirurgia de catarata, procedimentos para anticoncepção, como DIU, vasectomia e ligadura tubária, procedimentos cirúrgicos, além de mamografia digital para mulheres com menos de 50 anos.

A cobertura ambulatorial a atendimentos de terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicoterapia também foram incluídos. A nova cobertura será obrigatória a partir de dois de abril deste ano, quando todos os planos novos, contratados após 1º de janeiro de 1999, deverão estar adaptados à norma.

A definição das novas normas contou com a participação da sociedade por meio de uma consulta pública aberta pela ANS. Foram recebidas aproximadamente 30 mil contribuições de operadoras, prestadores, sociedades de especialidades médicas e associações civis.

Porém, a medida da ANS provocou reação imediata das empresas privadas do setor. O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida, afirmou que as mensalidades dos planos de saúde podem subir de 8% a 10% por conta disto.

Fonte: Vinicius Mansur, Radioagência NP