MST ocupa fazenda do traficante Juan Carlos Abadia em Guaíba

O Movimento Sem Terra ocupou no início da manhã desta segunda, por volta das 5h30, a Fazenda Finca, no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre.

A área pertencia ao traficante colombiano Juan Carlos Abadia, preso pela Polícia Federal, e irá a leilão pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira (21/01).

Participam da ocupação 300 famílias. Os agricultores Sem Terra querem que a área seja desapropriada para reforma agrária e utilizada no cumprimento da meta de assentamento de 1.000 famílias até abril, assumida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A meta foi estabelecida ao final da marcha dos trabalhadores Sem Terra em direção à Fazenda Guerra em novembro. Desde o acordo até hoje, nenhuma família foi assentada.

A ação também denúncia que o agronegócio tem sido uma das principais formas de lavagem de dinheiro do crime organizado, como já havia denunciado o Juiz Odilon de Oliveira, da vara especializada em lavagem de dinheiro. A Fazenda Finca está estimada em R$ 1,7 milhões de reais. Caso semelhante foi o da Cabanha Dragão, utilizada para lavagem de tráfico de armas e que, depois da ocupação pelo MST, foi transformada em pré-assentamento.

Fonte: MST