“Uribe sabotou negociação de acordo humanitário”, diz ex-marido de Ingrid Betancourt

Fabrice Delloye, ex-marido de Ingrid Betancourt, declarou nesta terça-feira (4) à imprensa que a ação militar comandada pelo presidente Álvaro Uribe foi “asquerosa” e “desleal”. O exército colombiano matou 17 guerrilheiros, entre eles, Raúl Reyes, número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e principal negociador do processo de libertação de reféns políticos.

A ex-senadora Ingrid foi seqüestrada em 2002 pelos guerrilheiros e sua libertação estava sendo negociada com os presidentes Hugo Chávez (Venezuela) e Nicolas Sarkozy (França). "Estou horrorizado pela conduta do presidente Uribe, que eliminou todas as possibilidades de libertação dos reféns”, afirmou o francês Delloye.

Cogita-se também que o governo equatoriano de Rafael Correa também participava do diálogo. O ministro do Interior, Gustavo Larrea, declarou que Ingrid e os reféns seriam liberados ainda neste mês, sem contrapartidas.

Delloye, pai dos filhos de Ingrid, acusou o presidente colombiano de sabotar as negociações de um acordo humanitário. Segundo ele, Uribe viajou à França há um mês e convidou o presidente Sarkozy a renovar com Suíça e Espanha as conversações com Reyes, o único habilitado pelas Farc para falar sobre um acordo humanitário.

“O presidente Uribe sabia perfeitamente e há muito tempo onde estava Raúl Reyes. E sabia também que o presidente Correa, por meio de seu ministro do Interior, tinha relações estritamente humanitárias com Raúl Reyes para tratar de solucionar o problema dos reféns”, afirmou Delloye.

Fonte: Brasil de Fato