Começa neste sabado (8/3) etapa gaúcha da Conferência Nacional do Meio Ambiente

Monocultura do eucalipto no Pampa é um dos temas que as ONGs querem debater na conferência 

Começa neste sábado (08/03), em Porto Alegre, a plenária gaúcha da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que prosseguirá até o final da tarde de domingo, no Centro de Eventos da Cultura Gaúcha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O evento é aberto ao público, com entrada franca.

O credenciamento inicia às 07h30min. A abertura oficial será às 08h com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes; do Superintendente do Ibama/RS, Fernando Marques, e do Secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Luciano Zica.

Os fatores que envolvem as alterações do clima que o planeta vem enfrentando estão na pauta da etapa gaúcha da conferência. Às 9h, um painel sobre o tema abre os trabalhos, às 9h, o glaciólogo Jeferson Cardia Simões, especialista em pólos e geleiras do Instituto de Geociências da Ufrgs, o professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Ufrgs, Rualdo Menegat, e Thelma Kruger, Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e membro do conselho do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

À tarde, os participantes que tiverem se cadastrado poderão participar dos grupos de discussão sobre temas específicos e no domingo (09/03) serão apresentados os relatórios dos grupos de trabalho e as deliberações finais da plenária, que serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para maio, em Brasília. A plenária gaúcha também escolherá delegados para representar o Rio Grande do Sul no evento na capital federal.

Integrantes das ONGs do movimento Rede Bioma Pampa estão se organizando para intervir na conferência, mas com críticas à organização. Eles reclamam, por exemplo, do Ibama e Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul não terem realizado etapas regionais da conferência e não terem viabilizado transporte e hospedagem para delegações do interior.

Na conferência, as ONGs ambientalistas pretendem apoiar a criação e implementação da agenda 21 do Bioma Pampa, a criação e implementação de um programa de economia solidária para o Bioma Pampa e cobrar do governo estadual o descumprimento do zoneamento ambiental da silvicultura realizado pela Fepam.

Detalhes de como funcionará a etapa gaúcha da CNMA podem ser consultados no regulamento da plenária estadual, disponível no enderece eletrônico www.sema.rs.gov.br