Mobilização alcança 26 estados e em alguns chega a 100% de adesão

O Dia Nacional de Paralisação promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em todas escolas da rede pública de ensino básico foi um sucesso. Vinte e seis estados participaram da mobilização, sendo que em dez deles a adesão chegou a 100%. Em 19 estados, não houve aula em mais de sessenta por cento das escolas públicas estaduais e municipais.

Na opinião do presidente da CNTE, Roberto Franklin Leão, o movimento foi positivo e conseguiu chamar a atenção para a necessidade urgente da aprovação do projeto do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

"A nossa intenção é que o projeto do piso seja aprovado até abril, ou maio no máximo. Se não for votado até lá, corre o risco de ficar para depois das eleições e será mais um ano perdido", explica Leão.

Saiba como foi a mobilização nos estados:

AC: A adesão atingiu 100% das escolas das redes estadual e municipal. Houve ato público em frente ao Palácio Rio Branco. A categoria, além da pauta nacional, reivindicou a formação continuada, a faculdade dos servidores de escola, implementação do Profuncionário, a 2ª parcela da isonomia com as demais secretarias do Estado, inflação mais ganho real, criação do fórum estadual para debater qualidade de ensino na escola pública e valorização profissional.

AL: 100% de adesão das escolas. O SINTEAL promoveu assembléia geral seguida de caminhada pelas ruas do centro e ato público no Calçadão do Comércio.

AP: Concentração em frente ao SINSEPEAP, com caminhada em direção ao Palácio do Governo e Prefeitura de Macapá. Foi realizado ato na Praça da Bandeira, para discutir as pautas nacional, estadual e municipal. 30% de adesão.

BA: APLB informa que houve 100% de adesão.

CE: Mobilização teve 100% de adesão em Fortaleza. No interior, APEOC realizou audiências públicas em diversas câmaras municipais. E o SINDIUTE mesmo com a rede municipal em recesso, convocou a categoria para encaminhar a Pauta nacional.

DF: SAE promoveu assembléia geral em sua sede no CONIC. O SINPRO não paralisou atividades, mas reduziu os turnos de aulas para discutir o Piso Nacional, a valorização profissional, a Escola de Tempo Integral e o Projeto de Aceleração do governo Arruda.

ES: Houve 100% de adesão, inclusive na Serra, Vila Velha e Viana. Em Cariacica, 40%.

O SINDIUPES realizou ato público na Praça Oito.

GO: O movimento atingiu 70% das escolas. SINTEGO promoveu paralisação com manifestação e carreata pelas principais ruas de Goiânia. Em Quirinópolis também aconteceu manifestação.

MA: Profissionais de educação paralisaram atividades nas redes estadual e municipal

MG: Sind-UTE informa que a paralisação chegou a 75%. Houve assembléia estadual em Belo Horizonte e assembléias regionais preparatórias no interior.

MS: adesão de 75%. Em Campo Grande foi realizada palestra com Vitor Paro sobre a premiação de professores e debate. Em seguida, os participantes saíram em passeata pelas principais ruas de Campo Grande até a praça central da capital, onde ocorreu ato público para encaminhamento da pauta nacional. Nas 13 regionais da FETEMS também aconteceram atos públicos.

MT: 100% de adesão. Foi realizado ato público na praça Nossa Senhora do Carmo, em Várzea Grande, para marcar o Dia da Greve Nacional e o início da greve da rede estadual por tempo indeterminado. Não houve incidentes.

PA: Caminhada do Centro Arquitetônico de Nazaré até Secretaria Municipal de Educação, em Belém, defendendo a valorização profissional, o Piso e o plano de carreira. No interior, ocorreram atos públicos e entrega da pauta de reivindicações às prefeituras.

PB: 100% de adesão ao movimento em todo estado.

PE: 90% dos trabalhadores mobilizados pelo SINTEPE e SINPROJA paralisaram as atividades, para aderir à greve Nacional em Defesa do Piso. O SINTEPE , articulou mais de 20 sindicatos municipais. Também promoveu panfletagem na Avenida Conde da Boa Vista e realizou debates na Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE).

PI: Adesão de 100% da categoria.

PR: APP e SISMMAC promoveram caminhada da Praça Santos Andrade ao Palácio das Araucárias, em Curitiba, com representação de delegações dos 29 Núcleos Sindicais de todo o Estado. Após o ato público, aconteceu uma audiência com o Governo no Palácio das Araucárias (Sede do Governo), com três secretários de estado. O governo se comprometeu em apoiar o piso salarial, inclusive faz a defesa no Consed pelo secretário de Educação do estado.

RJ: Movimento atingiu diversos municípios do interior, houve manifestação com atos públicos e passeatas: Campos, Macaé, Barra do Piraí e Rio das Ostras e Laje do Muriaé.

RN: 100% de adesão em todo o estado. Houve assembléia, seguida de caminhada com ato no centro de Natal.

RO: 80% de adesão no estado e 100% na capital

RR: 70% de adesão na rede estadual e 60% na municipal.

RS: Aconteceu Ato Público em Porto Alegre e oito pessoas foram presas pela Brigada Militar. A adesão chegou a 80% em Ijuí.

SC: Está em greve, por tempo indeterminado, desde o dia 5/3. No Dia de Luta, foi realizado debate sobre a questão de Gênero.

SE: 100% de adesão em todo estado. Houve marcha estadual com a participação de cerca de 5 mil educadores da rede estadual e da base municipal de 71 municípios sergipanos, com distribuição de material explicativo sobre o piso.

SP: Na capital foi realizada reunião por Unidades de trabalho, organizada pelas 80 subsedes da AFUSE, dando prosseguimento à mobilização nacional pelo Piso. Não houve paralisação. A APEOESP e o SINPEEM também promoveram manifestação e passeata.

TO: Em Palmas, foi realizado ato público com cerca de 500 educadores. (adesão de 60%). Vários atos também ocorreram no interior.

http://www.cnte.org.br