Caravana da Anistia lançada nesta sexta-feira (4), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

O projeto Caravanas da Anistia, lançado nesta sexta-feira (4), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro (RJ), quer debate a história do país, tornar a atuação do órgão mais transparente e ensinar os brasileiros sobre direitos humanos. O evento contou com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro; da presidente da UNE, Lucia Stumpf; do presidente da ABI, Maurício Azedo; e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Junior.

Na solenidade foi feita homenagem aos jornalistas David Capistrano, pela Comissão de Anistia, e Vladimir Herzog, pela ABI. Ivo Herzog, filho de Vladmir Herzog, jornalista morto durante o regime militar, falou em agradecimento à homenagem.

O Caravanas da Anistia quer fazer com que a sociedade civil compreenda a Comissão como instrumento indispensável de consolidação da democracia, que luta pelo resgate da dignidade de todos aqueles que lutaram pelo fim dos regimes repressivos no Brasil.

A Caravana também integra um projeto de educação em Direitos Humanos da Comissão de Justiça. Até 2010, a Caravana da Anistia percorrerá todos os estados do país e países da América Latina. Serão realizados seminários culturais, arrecadação de documentos e sessões reais de julgamento. As próximas serão em São Paulo, no dia 15 deste mês, e nos dias 25 e 26 também de abril, em São Domingos do Araguaia (Pará).

Julgamentos

Criada em 2003, a Comissão de Anistia é responsável por julgar os pedidos de indenização e, com base na lei de 2002, conceder reparação econômica a todos que comprovarem ter sido perseguidos pelo Estado por razões políticas.

Dentro do evento desta sexta-feira foi realizado o julgamento dos processos de 20 jornalistas perseguidos politicamente entre 1946 e 1988. Será a primeira vez que a Comissão de Anistia realizará julgamentos fora de Brasília.

Na ABI, serão julgados os processos de Ziraldo Alves Pinto, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe (Jaguar), Joana D´Arc Bizzotto Lopes, George de Barros Cabral, Ari Candido Fernandes, Maria Regina Pedrosa de Senna Figueiredo, Orlando Maretti Sobrinho, Ricardo de Moraes Monteiro, Sinval de Itacarambi Leão, Maria José Rios Peixoto da Silveira Lindoso, Félix Augusto de Athayde, Amaro Alexandrino da Rocha, Pery de Araújo Cotta, Josail Gabriel de Sales, Reynaldo Jardim Silveira, Carlos Guilherme De Mendonça Penafiel, Octávio Malta, Nilson Nobre de Almeida, Jorge Saldanha de Araújo e Maria Ignes da Costa Duque Estrada Bastos.

Fonte: Ministério da Justiça