Campanha Global realiza 9ª Semana em Defesa da Educação Pública

Em todo o mundo cerca de 72 milhões de crianças estão fora da escola e 774 milhões de adultos são analfabetos. Esses números preocupam e é por isso que o mundo pedirá, de 21 a 27 de abril, a universalização do ensino de qualidade em mais uma edição da Semana da Ação Mundial de Educação para Todos. Este ano, a Campanha Global pela Educação vai abordar o tema “Educação de Qualidade para Todos: Fim da Exclusão Já”. No Brasil, a campanha será promovida de 22 a 29 de abril e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como faz tradicionalmente, também participará da iniciativa.

No mesmo período, irá realizar a 9ª Semana em Defesa da Educação Pública para abordar temas como gestão democrática, financiamento e valorização – incluindo piso nacional, carreira e profissionalização.

Várias atividades foram organizadas pela CNTE para divulgar a 9ª Semana em Defesa da Educação Pública. No dia 22 de abril, haverá coletiva de imprensa nos estados para apresentação do material informativo; dia 23, estão programadas ocupações nas assembléias legislativas, câmaras municipais e as entidades vão enviar representantes a Brasília para mobilização no Congresso Nacional; dia 24, debates nos locais de trabalho com a comunidade escolar e no dia 25, a escola pública vai à praça com exposições de produções culturais e educacionais.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, articuladora da ação mundial pela educação, no Brasil, debaterá também a situação do país em relação ao cumprimento das metas educacionais internacionais e as estratégias de implementação do Custo-Aluno Qualidade Inicial (CAQi).

A primeira edição da Campanha Global pela Educação ocorreu em Dakar, no Senegal, e a segunda aconteceu em Johanesburgo, na África do Sul. A partir de assembléias regionais e mundiais, os dirigentes de diferentes organizações sociais trocam experiências e avaliam os avanços e pontos a serem percorridos.

Por: CNTE