Assufrgs cobra do Consun posição sobre Acordo da Greve e paridade nas eleições para Reitor

À pedido da Coordenação, o conselheiro Arthur Bloise manifestou-se na reunião do Consun. Em sua fala, Arthur comunicou os integrantes do Conselho que a Assufrgs e a Fasubra estavam alertas e mobilizando a categoria para garantir o Acordo da Greve que reestrutura a tabela da Carreira, pois até o momento o instrumento legal não havia sido enviado ao Legislativo para aprovação, o que inviabiliza sua execução a partir de maio.

Da mesma forma, Arthur expôs sua preocupação e da Assufrgs com a indefinição do peso dos votos dos segmentos (docentes, técnicos administrativos e estudantes) na eleição para Reitor já deflagrada. Defendeu a tese da paridade embasada inclusive em declaração favorável do ministro da Educação e no exemplo da UnB.

Embora a manifestação isolada de um professor, defendendo 75% de peso para professores sob argumento da anacrônica Lei de FHC/Paulo Renato, o tema não foi tratado pelo plenário. A Coordenação da Assufrgs tem insistido para que a questão seja pautada pelas demais entidades. Neste sentido, temos chamado a Adufrgs e o DCE ao diálogo no sentido de garantir a democracia mais ampla na UFRGS.