Estudantes da UFSM e da UFRGS ocupam sede da Fundae para protestar contra fraude

Cerca de 60 estudantes da UFSM e da UFRGS ocuparam, por volta das 8h30 desta sexta-feira (30), a sede da Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae), no centro de Santa Maria.

Os sete funcionários que estavam no local saíram quando os estudantes chegaram. Os manifestantes querem chamar atenção para as fraudes envolvendo fundações ligadas à universidades. A manifestação faz parte de um movimento nacional. Segundo os estudantes, Santa Maria foi escolhida por causa da realização do Fórum Mundial da Educação e por causa da presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, que estará no encerramento do evento neste sábado.

A Brigada Militar está no local monitorando a situação. Os estudantes dizem que pretendem ficar ocupando a Fundae por alguns dias.

Manifesto da Ocupação da FUNDAE – RS

Os estudantes reunidos em Santa Maria ocuparam a FUNDAE – Fundação Educacional para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Ensino nesta manhã.. Após sucessivos escândalos envolvendo as Fundações da Apoio os estudantes vêm com está atitude levantar o debate sobre elas na sociedade. Hoje, em Santa Maria, está ocorrendo o Fórum Mundial da Educação, espaço privilegiado para discutir os rumos do ensino, pesquisa e extensão nas Universidades.

Mais verbas para a Educação!

Chega de desvios do dinheiro público!

Cadeia para todos os envolvidos no escândalo DETRAN – FATEC – FUNDAE!

Assinam este manifesto o movimento estudantil organizado!