Legalidade retrocede consulta na Ufrgs

Em reunião iniciada às 8h30min da manhã desta sexta-feira, dia 4, o Conselho Universitário elaborou as listas tríplices para reitor e vice-reitor que serão encaminhadas ao Ministério de Educação até o dia 24 de julho. Técnico-administrativos, estudantes e professores contrários ao peso 70/15/15 retiraram-se da reunião. Entre eles, estavam os Coordenadores Gerais da Assufrgs Bernadete Menezes e Sílvio Corrêa, que assumiram nesta sexta como conselheiros.

Enquanto isso, a Assufrgs organizou um café da manhã na entrada da Reitoria para os técnico-administrativos e os estudantes acompanharem a votação e se manifestarem a favor da Paridade. Apesar de não poder entrar na Sala dos Conselhos, fortemente guardada pelos seguranças da Ufrgs e a Polícia Federal, a reunião pode ser vista em um telão no Salão de Atos.

Após longo debate, com manifestações defendendo a paridade, o acordo fechado entre as chapas e a Adufrgs que definia o peso em no mínimo 40/30/30 e também pela manutenção da Lei dos 70/15/15, o Consun decidiu não colocar em votação um peso diferente da lei, pois "não poderiam romper com a mesma". Com isso, 22 conselheiros se retiraram da votação que definiu a lista tríplice. Em sua manifestação final, Bernadete disse que o reitor que iria sair com o balanço positivo após a aprovação da política de cotas, agora seria lembrado como o dirigente que retrocedeu no debate da democracia na Universidade com a retomada da Lei dos 70/15/15. 

Os 51 conselheiros que permaneceram na sala no momento da votação, definiram os nomes dos professores Carlos Alexandre Netto (47 votos) e Wrana Panizzi (3 votos) para ocuparem, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na lista para o cargo de reitor. Uma segunda rodada de votos decidiu pelo professor Abílio Baeta Neves (19 votos) para completar a lista. Por fim, a última apuração definiu a lista tríplice para vice-reitor: Rui Oppermann em primeiro lugar com 39 votos, Diogo Onofre de Souza em segundo com 6 votos, e Dimitrios Samios em terceiro com 2 votos.

A reunião do Consun também aprovou uma nota à sociedade gaúcha, conforme segue abaixo:

"Considerando o episódio ocorrido na última segunda-feira, dia 30 de junho de 2008, em que o membro da comunidade universitária e coordenador-geral do DCE/Ufrgs Rodolfo Mohr foi retirado de manifestação estudantil pacífica e detido por autoridades policiais, este Conselho Universitário vem externar a sua preocupação com incidentes que, como este, indicam o indevido cerceamento da liberdade de expressão, reafirmando o seu compromisso de defesa instransigente das garantias democráticas da Constituição brasileira de 1988."