BNDES terá linha especial para financiar ensino privado

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, revelou ontem que será anunciada, em poucos dias, uma linha de crédito para financiar a reestruturação do ensino privado. "O banco já tem toda a concepção das duas alavancas para apoiar a reestruturação do ensino privado, médio e superior, com qualidade, que é a exigência corretíssima do ministro da Educação, Fernando Haddad", explicou. A reportagem é de Arnaldo Galvão e publicada pelo jornal Valor, 06-06-2008.

A informação foi dada ontem durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto. Segundo Coutinho, estão avançados os entendimentos com o Ministério da Educação que vai, antes disso, concluir uma "métrica de qualidade". "Não podemos premiar a baixa qualidade", disse.

De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, o BNDES levou uma demanda histórica do setor e foi alertado para que verifique, como condição principal na concessão dos financiamentos, a qualidade do ensino oferecido pela instituição privada. Os recursos virão do BNDESPar, sem subsídios. Segundo o Ministério da Educação, está sendo realizada uma análise por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.