Assufrgs realizou Curso de Formação em Concepção e Prática Sindical

Nos dias 18, 19 e 20 de julho, coordenadores e delegados da Assufrgs participaram do Curso de Concepção e Prática Sindical na Colônia de Férias de Tramandaí. Na avaliação final, todos destacaram a riqueza de conteúdo e troca destes três dias.

Nos dois primeiros dias, o coordenador do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) Vito Giannotti tratou do tema Concepção e Prática Sindical, trazendo questões como o que é sindicato, concepção dos clássicos de esquerda sobre sindicatos, a visão capitalista de sindicatos, sindicatos e neoliberalismo, as concepções de sindicato na história dos trabalhadores brasileiros, o Novo Sindicalismo: gestação e florescimento, o nascimento da CUT e seus princípios, o Sindicalismo de Resultados e a Força Sindical, a década de 90 e os impasses do sindicalismo brasileiro e de FHC ao Governo Lula: mudanças e novos desafios.

No domingo, foi a vez da monitora de OLT Nadine Habert falar sobre a Organização no Local de Trabalho (OLT). Foram vistos o histórico da OLT no Brasil e no Mundo e a aplicação à realidade concreta da Assufrgs. Para finalizar, os participantes fizeram dramatizações sobre temas escolhidos que pensam que devam ser trabalhados com a categoria.

Veja alguns momentos do final de semana