Trabalhadores dos Correios: após 21 dias, greve dobra ECT e termina vitoriosa

Após 21 dias de paralisação, os funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) voltaram a trabalhar normalmente, a partir desta terça-feira (22). Segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), 22 sindicatos filiados à entidade já haviam aprovado o acordo com a empresa e, oficialmente, a greve está encerrada.

"Este acordo significa uma vitória dos trabalhadores, ainda que parcial, uma vez que o presidente dos Correios simplesmente não queria negociar", afirma o diretor de Finanças do Sintcom-PR, Sebastião Cruz.

"A organização dos trabalhadores venceu a arrogância de Carlos Henrique Custódio (presidente da empresa). Ele deveria ser processado por má gestão pública e pelo transtorno causado aos trabalhadores e à população brasileira”, agrega.

Para oficializar a conclusão do movimento pelo menos 18 sindicatos, entre 33 filiados à Fentect, precisariam aprovar em assembléia o acordo, que foi fechado no último sábado (19).

Os sindicatos que aprovaram o acordo foram: Alagoas, Acre, Amazonas, Bahia, Campinas (SP), Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Ribeirão Preto (SP), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Santos, São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP) e Sergipe.

"Vitória dos trabalhadores, essa é a frase que deve ser dita em todos os setores da empresa. A Fentect, os sindicatos e principalmente os trabalhadores, estão de parabéns pela maturidade demonstrada na luta, e, principalmente, pela unidade que foi assegurada até o momento final do impasse que possibilitou o acordo de encerramento da greve", comemora o boletim da Fentect do último domingo (20).

Acordo

Na reunião que contou com a presença de representantes dos trabalhadores, da empresa e do ministro das Comunicações, Hélio Costa, ficou definido que será pago um adicional de 30% de risco para 43 mil carteiros. Aos demais funcionários da distribuição e aos atendentes em guichê de agência, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260.

Também pelo acordo, os dias parados não serão descontados, mas compensados mediante banco de horas, e os Correios e a Fentect voltarão a discutir, em agosto, na data-base da categoria, os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008. O crédito do vale-refeição – alimentação ou cesta – será efetuado após o encerramento da greve.

No boletim Fentect, os sindicalistas afirmam que o encontro deixou "clara a intenção de alguns dirigentes da empresa, de querer desmoralizar o movimento sindical, levando o ministro a acreditar que, a ECT estava cumprindo o Termo de Compromisso na integra, e que os trabalhadores é que estávamos agindo de forma irresponsável".

Contudo, os trabalhadores reconheceram o esforço do governo para dar fim ao impasse. "Avaliamos que a intervenção de Lula foi decisiva para o recuo tanto do presidente dos Correios quanto do ministro das Comunicações", observa Nilson Rodrigues dos Santos, secretário-geral do Sintcom-PR. "Tivemos um contato direto com Lula logo nos primeiros dias de greve. E ele se mostrou contrariado com o fato de o termo de compromisso ter sido descumprido."

Serviços

Os Correios estimam que serão necessários cerca de 10 dias para regularizar os serviços de entregas de correspondências e encomendas em todo o país. Durante a greve, cerca de 130 milhões de cartas estão com a entrega atrasada, segundo o último levantamento da empresa.

Até sexta-feira, quando a paralisação completava 18 dias, 420,6 milhões de correspondências haviam sido postadas pelos clientes durante a paralisação, mas apenas 69% haviam chegado ao destino. Entre as encomendas, 96,4%, de 10,2 milhões de pacotes, já haviam sido entregues.

De acordo com os Correios, o volume diário normal é de 33 milhões de objetos circulando pela empresa. A expectativa para regularizar as entregas se deve ao compromisso dos grevistas em compensar as horas não trabalhadas.

A assessoria da empresa informou, nesta segunda-feira (21), que os serviços com hora certa – Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta – que garantem prazo de entrega, voltavam funcionar a partir de terça.

Fonte: Vermelho