Encontro da Fasubra em Pelotas promove a defesa dos hospitais universitários

Prossegue neste sábado (23), a partir das 9h, na sede da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel), o 4º Encontro Regional Sul da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), que teve início ontem com passeata e ato público em defesa dos hospitais universitários e que culminou com abraço ao Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento se estende até domingo e reúne cerca de 200 representantes de associações de universidades federais gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná. Do Rio Grande do Sul participam servidores das instituições federais de Ensino Superior de Pelotas, Santa Maria, Rio Grande e Porto Alegre.

Seguridade Social: aposentadoria especial, auxílio-saúde suplementar e Portaria 04, do Ministério da Educação e Cultura (MEC) são os temas na pauta de discussão desta manhã. A portaria ministerial determina que os créditos orçamentários destinados aos hospitais federais de ensino deverão ser empenhados diretamente nas unidades gestoras executoras das respectivas instituições no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Para as 14h está marcado debate sobre o tema Concepção de Estado: Diretrizes de Plano de Carreira (DPC) – Hospitais universitários (HUs).

Fonte: Tânia Cabistany/Diário de Pelotas (23/8/08)