Ipea irá fazer avaliação qualitativa do serviço público

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) irá realizar uma série de estudos e pesquisas em gestão pública, começando pela gestão de Recursos Humanos. A idéia é que o trabalho nessa primeira área temática possa gerar um desenho completo e atualizado da situação do emprego no setor público.

A nova linha de pesquisa do Ipea será desenvolvida em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Secretaria de Gestão (Seges) e Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento.

A iniciativa visa suprir a carência de estudos e pesquisas sistematizados sobre o assunto. Ao reverter esse quadro será possível ao governo qualificar e quantificar eventuais deficiências e formular políticas e ações adequadas para o setor. A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da administração pública brasileira. Segundo projetam os especialistas do Ipea, o diagnóstico embasado em números dará clareza aos problemas e apontará caminhos possíveis.

Uma primeira oficina para definir o foco e as prioridades dos estudos no campo da gestão de pessoas já foi realizada no Ministério do Planejamento. Os técnicos do Ipea sugeriram como ponto de partida das discussões sobre gestão de pessoas, questões como: estrutura do trabalho no setor público federal brasileiro, natureza do emprego no setor público e formas de contratação, e avaliação da ação governamental por setores de atuação.

Estão na agenda levantamentos sobre o emprego no setor público nos aspectos seleção, contratação, acolhimento, remuneração, definição de carreiras, qualificação e afastamento para subsidiar as políticas de gestão de recursos humanos do Ministério do Planejamento.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, antes vinculado ao Ministério do Planejamento, atualmente faz parte do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O órgão de pesquisa fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas a fim de assegurar-lhes uma dimensão de Estado. A sociedade tem acesso aos trabalhos do Ipea por meio de publicações e seminários e, mais recentemente por meio do programa semanal “Desafios – O Brasil visto pelo Ipea”, transmitido pela TV NBR, no canal 13 da NET.

Fonte: Agência DIAP