Jornais repercutem paralisação na UFRGS nesta sexta-feira (22)

22/08/2008 | Correio do Povo | Geral | p. 06

Ufrgs: técnicos protestam

Os 2,5 mil técnicos-administrativos da Ufrgs aderiram ontem à paralisação das instituições federais de Ensino Superior, em protesto ao PLP 92/07, que cria Fundações Estatais de Direito Privado. Um grupo ficou acorrentado em frente à porta de acesso à Reitoria até 14h. E houve assembléia diante da Reitoria e do Salão de Atos.

A coordenadora-geral da Assurgs, Bernadete Menezes, disse que o ato pede a retirada do projeto. Bernadete explicou que há três anos os técnicos esperam reconhecimento da capacitação no plano de carreira. "Cerca de 40% dos técnicos têm nível Superior, mestrado ou doutorado, e a qualificação não é reconhecida."

22/08/2008 | Jornal do Comércio | Geral | p. 30

Servidores da Ufrgs paralisam atividades

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) realizaram nesta quinta-feira um protesto na Capital. Durante a manifestação, um grupo de dez funcionários ficou acorrentado junto ao prédio da reitoria da instituição. A universidade permaneceu fechada durante a manhã.

O grupo, ligado à Associação dos Servidores da Ufrgs (Assufrgs), ficou na porta principal do prédio até as 14h, quando a entrada foi liberada. Após o almoço, com salsichão e pão, foi encerrada a manifestação. Em todo o País, mais de 20 universidades paralisaram as atividades.

A coordenadora da Assufrgs, Bernadete Menezes, disse que os servidores da universidade paralisaram as atividades para reivindicar a retirada do Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07, do governo federal, que cria as Fundações Estatais de Direito Privado. "A manifestação tratou também de questões relativas ao plano de carreira e ao congelamento de horas extras dos servidores", destaca. Segundo ela, a jornada de lutas contra o projeto será encerrada no dia 10 de setembro com uma marcha em Brasília.

De acordo com Bernadete, os servidores são contra o PLP 92/07 porque o projeto cria uma nova forma jurídico-institucional e sua principal função seria privatizar áreas essenciais como saúde, ensino, pesquisa, cultura, ciência e tecnologia, meio ambiente e previdência complementar do servidor público.

O projeto do Executivo, que autoriza a criação das fundações estatais na Administração Pública, está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para ser votada antes das eleições. O parecer do relator, deputado Tadeu Filippelli (PMDB/DF), é favorável à proposta.

Conforme Bernadete, com a criação de Fundações Estatais de Direito Privado para gerenciar áreas ligadas aos serviços públicos, a proposta do governo federal é repassar a responsabilidade da prestação de serviços a órgãos não-governamentais.

Nesta sexta-feira, os participantes do Encontro Regional Sul da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), em Pelotas, realizam uma caminhada em defesa do hospital universitário. A Assufrgs participará da caminhada e do encontro com 21 servidores.

22/08/2008 | O Sul | Geral | p. 10

Paralisação de servidores da Ufrgs

Membros da Associação dos Servidores da Ufrgs se acorrentaram ontem na reitoria da universidade, em Porto Alegre.

Os servidores paralisaram as atividades para protestar contra o projeto que cria as Fundações Estatais de Direito Privado, que administrarão universidades federais em todo o Brasil.

Laboratório e bibliotecas da instituição não abriram.