Relato da reunião dos vigilantes do sul do Brasil no 4º Encontro Regional Sul da FASUBRA

Companheiros,

Aconteceu na cidade de Pelotas, dos dias 22 a 24 de agosto 2008, o 4º Encontro Regional Sul da FASUBRA.

Organizamos via e-mail e telefone a realização de uma reunião dos vigilantes do sul do Brasil, com participação das universidades de Rio Grande, Pelota e Porto Alegre. Como não havia representação dos vigilantes das universidades de SC e Santa Maria, estas foram representadas respectivamente pelo Sr. Paulo Ronaldo Martins (diretor geral da ASSUFSM) e pela Sra. Teresinha Inês Ceccato de Oliveira Gama (que acompanha as reuniões do GT segurança do SINTUFSC). Estiveram presentes também a coordenadora geral da FASUBRA, Léia de Oliveira e a coordenadora de saúde e segurança do trabalhador da ASSUFRGS, Rosane Barcelos.

A reunião foi aberta pelo companheiro Mozarte Simões com informes do GT Segurança ASSUFRGS, havendo a apresentação do PLS, de autoria do Senador Sérgio Zambiasi, que altera o estatuto do desarmamento incluindo os vigilantes das universidades federais.

O companheiro Gleque informou que os vigilantes da universidade de Rio Grande, estão organizando, em conjunto com o sindicato APTAFURG, um seminário local e preparatório para seminário nacional, que acontecera na cidade de Florianópolis, tendo convidado a companheira Leia e estendendo o convite aos demais presentes.

Os representantes de Pelotas relataram que a escola que irá ministrar o curso de vigilante, enviou o relatório de regularização na Policia Federal, para que a reitoria aprove o inicio do curso.

Foi cobrado da companheira da FASUBRA, que na reunião de direção nacional seja apreciado o relatório final do GT Segurança Nacional, sendo apresentado por Luizão e Rolando, para que a entidade convide outros setores do funcionalismo publico para integrarem esta luta.
Teresinha Inês e Paulo Ronaldo estarão levando aos vigilantes de SC e Santa Maria os informes desta reunião, tendo se comprometido a desenvolver os GTs em suas universidades, e organizar atividade, com o envio de representantes do GT da ASSUFRGS.

O jornalista Ricardo Casarini, responsável pelo jornal do sindicato de Santa Catarina, convidou Mozarte Simões a dar uma entrevista, relatando o inicio da luta do GT Segurança ASSUFRGS, para fazer uma ampla divulgação para os vigilantes desta universidade.

Os companheiros Mozarte Simões e Osadir Nunes relataram que o GT Segurança da ASSUFRGS, juntamente com o Dr. Rogério Coelho, assessor jurídico da ASSUFRGS e FASUBRA, estão elaborando um pedido de adicional de risco de vida, com o objetivo de entrar com um processo administrativo na UFRGS, para saber no que irá se basear a procuradoria para negar o pedido, e assim saber qual rumo tomar. Assim que obtivermos parecer será enviado para os companheiros que queiram fazer o mesmo.

Definimos que a linha a ser tomada no seminário é discutir apenas o que for de interesse da categoria, pois não podemos mais perder tempo. Ficou acertado que começaremos a organizar o GT Segurança Regional.

Mozarte Simões.
Coordenador do GT Segurança ASSUFRGS – Associação dos Servidores da UFRGS