Monocultivo de árvores exóticas é tema de Jornada e Mostra de documentários na PUC/RS

A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, até sábado, dia 6, ocorre na PUCRS a "1ª Jornada de História e Meio Ambiente" e a "1ª Mostra de Documentários Ambientais". Os eventos trabalharão visões sobre a expansão do monocultivo de árvores exóticas no Estado, desde a história do movimento ambientalista gaúcho até a transformação da paisagem atual no Rio Grande do Sul. Serão apresentados, ainda, os documentários "Cruzando o Deserto Verde", (Ricardo de Sá, Brasil, 50 min); "A História das Coisas" (The Story of Stuff, Annie Leonard, EUA, 20 min); "Lutzenberger: For Ever Gaia" (Frank Coe, Brasil, 1993) e "Celulose no Pampa" (Grupo Mamangava, Brasil, 2006, vídeo digital/51 min).

O evento tem entrada franca, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas no local, no auditório do prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A promoção é da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (FFCH), Centro Acadêmico da Faculdade (Casta) e Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente. A abertura, na segunda-feira, 1º de setembro, será no auditório do prédio 5, às 18h30min.

Participam dos debates ambientalistas como Christian Lavich Goldschmidt, coordenador cultural da Fundação Gaia – Legado Lutzenberger; José Hoffmann, do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente; Flávio Lewgoy, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); Augusto Carneiro, pioneiro da luta ecológica no Estado e fundador da Agapan na década de 1970, entre outros.

Divulgação PUC/RS