Encontro Regional de Grupos de Trabalho Sobre Políticas Afirmativas

No II Congresso da ASSUFRGS Sindicato, realizado em junho passado, foi aprovada na Plenária Final a realização de um evento conjunto entre os sindicatos da UFPEL, UFSM e FURG e demais entidades que defendem a questão racial, com a finalidade de fortalecer as discussões sobre de ações afirmativas, envolvendo diversos seguimentos. O GT Anti-Racismo da ASSUFRGS aprovou a realização do I Encontro Regional de Políticas Publicas e Anti-Racismo das Universidades Brasileiras e definiu a data de realização entre os dias 6 e 8 de novembro de 2008, em Porto Alegre, local não designado. Em contato com membros dos sindicatos das universidades acima citadas, obtivemos sugestões e propostas de datas, rodízio de reuniões, palestrantes, etc. Veja a proposta de programação descrita abaixo:

Programação

6 de novembro
17h – Credenciamento
18h – Abertura
19h – Atividade Cultural

7 de novembro
8h30 – Painel: Discriminação e Preconceito

Palestrantes: SEPPIR, FASUBRA, MNU, UNEGRO

10h30 – Painel: Projetos de Lei 73/1999 (cotas) e 3.198/2000 (Estatuto da Igualdade Racial)
Palestrante: Gabinete do Senador Paulo Paim

12h – Almoço

14h – Tema: Direitos Humanos no Trabalho
Palestrantes: Advogados

15h30 – Tema: O papel dos GT’s de Políticas Sociais nos movimentos sindicais das universidades brasileiras
Palestrante: 2 Coordenadores da FASUBRA

22h – Atividade Cultural
II Sambassufrgs
Local: ASCLIN (não confirmado)
Ingresso: R$ 10,00

IV ENCONTRO REGIONAL DA FASUBRA – PELOTAS/RS

O GT de Políticas Sociais e Anti-Racismo marcaram presença no IV Encontro Regional da FASUBRA, bem como na marcha contra a terceirização e em defesa dos Hospitais Universitários realizado na ASSUFPEL, em Pelotas/RS nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2008.

Participação massiva

A delegação da ASSUFRGS teve participação unânime nas discussões referente à terceirização, Fundação Estatal, modelo este a ser implantada pelo Governo Federal aos Hospitais Universitários, Saúde Suplementar dos SPF’s, Aposentadoria Especial, a luta ativa da FASUBRA pelo direito a Ascensão Funcional e as construções preliminares sobre as Diretrizes do Plano de Carreira (DPC).

O GT não perde nada!

Em paralelo, os representante do GT, juntamente com companheiros da FURG e ASSUFPEL marcaram presença, também, no Encontro de Clubes Negros do Sul do País, realiza no clube “Fica aí pra ir dizendo”, também naquela cidade. Neste evento foi ressaltada a importância da permanência dos clubes de sociedades negras, resgatando a trajetória desde suas fundações até os dias atuais. A cidade de Montenegro sediou o encontro regional no ultimo dia 06 de setembro.

Adeus ao Companheiro Valdecir (IGEO/UFRGS)

Na véspera de encerramento do Encontro foi organizada uma confraternização entre os participantes com música ao vivo. A participação neste encontro, foi a ultima atividade sindical em que participou nosso colega, amigo e companheiro Valdecir Varela da Silva (de boné), que faleceu no último dia 12. Apesar de pouco tempo como militante, tinha planos em contribuir com a Coordenação de Esporte e Cultura e atuar no GT. A frase “o amor é uma coisa muito especial” foi deixada por Valdecir no seu MSN, que aparentava vivenciar este momento. No próximo dia 06 Valdecir completaria 43 anos. Ao companheiro Muita Paz! Sentiremos saudades!