Assufrgs e Reitoria começam debate sobre PDI

A Assufrgs e a Reitoria iniciaram as primeiras conversas para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS.

O vice-reitor Rui Oppermann convidou a Assufrgs para debater o PDI, na segunda-feira dia 13/10. Tendo em vista que a entidade teve como centro da campanha eleitoral para reitoria a proposta de PDI democrático.

O secretário de Avaliação Institucional, Gilberto Dias da Cunha, manifestou o interesse e a urgência em instalar o processo de construção do PDI por causa dos prazos estipulados pelo MEC, além do compromisso eleitoral. “Temos acordo com a proposta apresentada pela Assufrgs que a primeira fase seja uma rodada de conferências”, declarou Gilberto.

Para eles o processo deve iniciar já no mês de novembro e ser construído de forma democrática, com a participação de todos os segmentos da universidade. “Nossa idéia é trabalhar com mesas plurais”, relatou o prof. Rui.

Saindo das gavetas

Para a Assufrgs o PDI mais que um instrumento de gestão é também um importante instrumento político. A coordenadora da Assufrgs, Bernadete Menezes, manifestou grande satisfação com a proposta. “Estamos vendo que o PDI está saindo das gavetas e se transformando em realidade e ficamos satisfeitos em ver que nossa proposta das conferências foi acatada”.

A Assufrgs também está iniciando a discussão sobre o formato do processo e avalia que a Ufrgs pela importância que tem e acúmulo de quadros, pode construir um processo que seja referência nacional. “Principalmente em um momento de crise do modelo econômico, onde as universidades poderiam retomar seu papel de vanguarda no debate com a sociedade”, explicou Berna. Neste sentido, a Assurfgs propôs que as Conferências envolvessem temas que norteassem as metas para a universidade. Desde a crise econômica, a situação do país e o papel das universidades. O que é o PDI e a importância do planejamento. A questão da inclusão e a sustentabilidade.

Por último, propôs que além do caráter democrático com a inclusão das categorias no processo, que as conferências fossem consideradas para fins de capacitação dos técnicos de nossa universidade, o que foi acolhido pelos professores. Para quarta-feira da próxima semana, está marcada uma nova reunião para avançar na concretização dos debates.

A coordenação da Assufrgs realiza, na próxima terça-feira, as 14h no auditório da entidade, uma palestra sobre o PDI que queremos.Também participaram da reunião os coordenadores da Assufrgs, João Batista Silva, Maria de Lourdes Ambrósio e Marco Antônio Passos.