13ª Marcha dos Sem encerra o Dia de Luta dos Trabalhadores

No Dia Mundial da Alimentação, a 13ª Marcha dos Sem, realizada na quinta-feira (16/10), em Porto Alegre, reuniu cerca de 8 mil trabalhadores, e terminou com agreções da Brigada Militar, em frente ao Palácio Piratini.

A Marcha em Defesa da Dignidade Humana encerrou o Dia de Luta que uniu trabalhadores do campo e da cidade durante toda a quinta-feira.

A concentração teve início às 13h, atrás do Instituto de Educação, e às 14h seguiu em direção ao Centro Administrativo. Onde servidores estavam realizando um ato em defesa do Piso Salarial Nacional, dos atuais planos de carreira (professores e funcionários de escola), pelo aumento salarial, defesa do IPE Público, entre outros pontos de reivindicação.

Em frente ao Centro Administrativo houve apresentação teatral do grupo formado por integrantes do Levante da Juventude, Levante da Favela, MST e MTD. Após, a Marcha seguiu para o Palácio Piratini, passando pela avenida Borges de Medeiros e rua Jerônimo Coelho, até chegar na Praça da Matriz. A Brigada Militar acompanhou toda a caminhada.

Brigada Militar agride manifestantes

Ao chegar em frente ao Palácio Piratini, a o pelotão de choque da Brigada Militar bloqueou a passagem do carro de som que acompanhava Marcha.

Os policiais agiram com violência, agrediram os manifestantes, pelo menos três bombas de efeito moral foram lançadas contra os trabalhadores e balas de borracha também foram usadas pelos PMs. A confusão resultou em 17 manifestantes feridos e encaminhados a hospitais da região.

A Brigada Militar também agiu de forma violenta com os deputados estaduais, Raul Carrion (PC do B), Marisa Formolo (PT), Ronaldo Zulke (PT), Raul Pont (PT) e Dionilso Marcon (PT), que estavam no local e interviram com a Brigada Militar para liberar a passagem do carro de som.

A Marcha deste ano teve um caráter reivindicatório e denunciatório, tendo como lema “A Defesa da Dignidade Humana”. Além da CUT, a Marcha dos Sem contou com a participação do MTD, Conlutas, Via Campesina entre outras entidades.

Confira as fotos da 13ª Marcha dos Sem

Por: CUT-RS