Dia de Lutas – Seminário aborda crise dos alimentos

Na manhã desta quinta-feira, 16, foi realizado o seminário “Crise dos Alimentos: Por que? Para quem?”, reunindo em torno de mil trabalhadores no salão da igreja Pompéia, em Porto Alegre.

Pouco depois da abertura do evento, o seminário recebeu trabalhadores que estavam realizando uma manifestação cultural contra o alto preço dos alimentos, no supermercado Nacional, na rua da República. Integrantes do Levante da Juventude, Levante da Favela, MST e MTDL apresentaram um teatro em frente ao estabelecimento. Após os manifestantes seguiram em caminhada até o local do seminário. A Brigada Militar acompanhou todo o trajeto até o salão da igreja Pompéia.

Um dos painelistas do evento, foi o engenheiro agrônomo e florestal Sebastião Pinheiro que explicou o contexto da crise na alimentação, o favorecimento do agronegócio e a importância da terra para o pequeno produtor e para a agricultura familiar. “É na terra que está a transformação dos alimentos. Não podemos perder a terra, porque perderemos a biodiversidade”, afirmou.

Após, o procurador regional da República e professor da UFRGS, Domingos Silveira falou sobre a criminalização dos movimentos sociais no Rio Grande do Sul. Para ele, a repressão seletiva e cruel orquestrada pelo governo do Estado fere os direitos humanos, fazendo necessária a luta por direitos básicos. O procurador declarou que estamos vivendo uma "política pública sistemática de represão aos movimentos sociais".

No encerramento do evento a integrante do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Eliane de Moura Martins lembrou a importância da união trabalhadores para mudar o atual modelo de desenvolvimento do Estado.

Para o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, o debate sobre a crise dos alimentos é de extrema importância. "É muito importante abordar esse assunto porque a soberania alimentar está diretamente ligada à dignidade humana.”

O seminário integra o “Dia Internacional de Soberania Alimentar”, que conta com uma ampla programação em Porto Alegre, mobilizando trabalhadores do campo e da cidade.

Confira as fotos do Seminário “Crise dos Alimentos: Por que? Para quem?”.

Por: CUT-RS