Plano de Saúde: Vitória dos Servidores! Veja como fazer o ressarcimento

Hoje, 30 de outubro, a coordenação da Assufrgs esteve em reunião com o Reitor Carlos Alexandre, o vice-reitor Rui Oppermann e o Pró-reitor de gestão de Pessoas Maurício Viegas e sua vice Vânia Santos Pereira.

Na reunião, o reitor destacou que queria dar a notícia em primeira mão para a própria associação em função de todo o trabalho político realizado pela Reitoria para obter a autorização ministerial a partir de uma demanda apresentada pela Assufrgs logo após sua posse. "Terminou a batalha de vocês pela não devolução do orçamento do Plano de Saúde para os cofres da União", informou o reitor.

Segundo o titular da Progesp, um ofício circular será enviado a todos os servidores e um formulário para preenchimento será disponibilizado na página eletrônica da Pró-reitoria, com a finalidade de viabilizar o pagamento no mês dezembro.

A coordenadora da Assufrgs comentou a boa notícia e ressaltou a importância da informação ser dada primeiramente à associação. Para Bernadete, a atitude abre a expectativa de que a atual gestão tenha um olhar diferenciado com relação aos técnico-administrativos, que passam a ser considerados realmente partícipes da administração.

O dinheiro que está depositado desde janeiro, para cada servidor e seus dependentes, terá duas destinações:

1. Para quem tem plano de saúde privado: ressarcimento dos valores da contrapartida do governo de janeiro até a data da assinatura do novo plano

2. Para quem não tem Plano de Saúde Privado: Projetos de qualidade de vida, promovidos pelo Departamento de Atenção a Saúde.

Esta vitória se deve a um esforço conjunto, através de nossas paralisações e inúmeras reuniões com a Administração e inclusive com o Secretário do Ministério do Planejamento, Sérgio Carneiro e, é garantia de uma conquista de nossa greve do ano passado, que infelizmente ainda não havia sido concretizada.

Nesta mesma reunião, o representante da Progesp, Maurício Viegas informou que o ressarcimento será efetuado nos pagamentos recebidos no início dos meses de dezembro e janeiro.

Veja como proceder para receber o ressarcimento do plano de saúde:

1. Quem tem Plano da Unimed, não necessita entrar com processo Administrativo. A Administração já está procedendo levantamento de dados sobre os servidores e seus dependentes, de acordo com a lei;

2. Quem é detentor de outros Planos de Saúde. Tem que preencher formulário disponível na página da Ufrgs e anexar comprovantes de pagamento desde janeiro até este mês e abrir processo administrativo.

Dúvidas:

1. Quem já havia entrado com processo administrativo orientado pela Assufrgs. Terá que entrar novamente com o novo formulário, já que o ressarcimento já está garantido.

2. Quais os valores que o detentor de plano de saúde privado tem direito. Serão R$ 50,00( cinqüenta reais) para cada servidor e seus dependentes até junho de 2008 e R$ 55,00 a partir de julho.

Parabéns a toda companheirada que esteve nesta luta junto conosco!!!


(foto: Cadinho Andrade)