Veja a paralisação de quinta-feira (6) na imprensa

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2008

Funcionários da Ufrgs paralisaram as atividades ontem, pela segunda vez em menos de um mês. A manifestação nacional mobilizou a categoria para garantir o cumprimento do acordo com o governo federal, que levou ao fim da greve em 2007. As ações ocorreram no Campus do Vale, onde houve assembléia-geral e panfletagem.

O acordo com a União previa aplicação de reajustes em 2008, 2009 e 2010. Um dos principais alvos da paralisação é o veto do presidente Lula a uma cláusula do projeto de reajuste da categoria. Os servidores pedem manutenção do percentual de 3,6%, chamado de step constante, que existe entre um padrão de vencimento e o seguinte. Associado ao tempo de serviço e à capacitação do servidor, o índice repercutia em toda a tabela salarial sempre que o piso era reajustado.

A coordenadora-geral da Associação dos Servidores da Ufrgs (Assufrgs), Bernadete Menezes, afirmou que a intenção era reverter o veto quando o projeto retornasse ao Congresso, mas a tendência é pela continuidade, devido ao apoio dos parlamentares da base aliada. Segundo ela, a medida desvinculará a carreira, representando aumentos diferenciados para cada nível.

Os técnicos criticam ainda a retirada das horas extras incorporadas aos servidores que têm aposentadorias homologadas. O protesto abrange o projeto de lei complementar (PL 92), que prevê criação de fundações estatais de direito privado para gerenciar áreas ligadas aos serviços públicos.

FOTO Eduardo Seidl