Para centrais, mobilizações forçaram Copom a reduzir juros

As centrais sindicais consideram que “é pouco” o declínio em um ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), anunciada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), na noite desta quarta-feira (21). O que há para comemorar, segundo as centrais, é que a redução do índice — que foi de 13,75% para 12,75% — não reflete os interesses dos especuladores, mas, sim, a pressão da sociedade, especialmente do movimento sindical.

“É claro que, neste contexto de crise econômica, a baixa dos juros em apenas um ponto percentual é tímida. Esperamos, agora, que o Copom mantenha esse ritmo de queda — e que os juros caiam mais rapidamente”, declarou ao Vermelho o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Wagner Gomes.

De acordo com Wagner, as manifestações contra os juros exorbitantes do Brasil — atos que, só nesta quarta-feira, levaram milhares de pessoas às ruas de em 13 capitais — contribuíram para a redução da Selic. “As mobilizações foram importantes para pressionar o Copom e mostrar que a sociedade começa a cobrar mais firmemente a redução dos juros.”



Na maior manifestação desta quarta, cerca de 6 mil pessoas protestaram pela manhã, em frente à sede paulistana do Banco Central (BC), na Avenida Paulista. O ato foi convocado pelas seis centrais legalizadas do país — CUT, Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).

“Oito burocratas do BC vão tomar uma decisão muito importante para o Brasil. O trabalhador não suporta mais esse juro e exige uma grande redução da taxa para a economia do Brasil crescer mais”, discursou Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB.

Outras centrais

Força Sindical, CUT e UGT expuseram opiniões semelhantes ao comentar a decisão do Copom. “Diante do necessário, queda de 1% é pouco”, expressou Artur Henrique, presidente da CUT. “Porém, diante do conservadorismo do BC (Banco Central) e das pressões do mercado financeiro, que apostava em queda menor, acreditamos que a pressão do movimento sindical contribuiu para o índice anunciado hoje”, agregou.

“O Copom acertou no remédio, mas errou na dose”, sintetizou o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Considerando a decisão do Copom “tímida”, “insuficiente” e “desanimadora”, o sindicalista da Força afirmou, em nota, que “os membros do Copom estão com uma visão míope diante da atual crise e deterioração econômica mundial. Infelizmente, mais uma vez o governo se curva para os especuladores”.

A UGT, em nota publicada em seu site, condenou igualmente a modesta redução dos juros. Diz o texto: “Segundo o presidente da UGT, Ricardo Patah, essa decisão reflete a insensibilidade do Banco Central diante da crise econômica mundial e é uma medida que vai na contramão da lógica para o momento que a economia atravessa”.

Fonte: André Cintra/Vermelho